sexta-feira, 24/10/2025

Termina nesta quinta-feira o prazo para justificar ausência no primeiro turno das Eleições 2024

Os eleitores que não compareceram para votar no 1º turno das Eleições Municipais de 2024, ocorrido no dia 6 de outubro, têm até esta quinta-feira (5) para apresentar à Justiça Eleitoral a justificativa fundamentada da ausência. A medida vale para o eleitorado faltoso cujo voto é obrigatório. O prazo de 60 dias para a apresentação da justificativa, após a eleição, é determinado pelo artigo 143º da Resolução TSE nº 23.736/2024. 

A Justiça Eleitoral coloca à disposição da eleitora e do eleitor meios digitais e presencial para que possam fazer a justificativa. No caso das ferramentas digitais, basta acessá-las, preencher as informações solicitadas e anexar a documentação digitalizada que comprove o motivo da falta.   

Confira abaixo as opções disponíveis: 

E-Título 
Por meio do aplicativo e-Título, da Justiça Eleitoral, disponível para download em dispositivos Android ou iOS, é só acessar o link “Mais opções” e, em seguida, selecionar o local do pedido de justificativa de ausência. Logo após, é preciso preencher o formulário com os dados solicitados.  

Por fim, é gerado um código de protocolo para que a pessoa possa acompanhar o andamento da solicitação. O requerimento será transmitido à zona eleitoral responsável pelo título do eleitor ou da eleitora para análise.  Após a decisão sobre a aceitação ou não da justificativa, a pessoa será notificada. 

Autoatendimento Eleitoral 
O procedimento pode ser feito, ainda, pelo SistemaJustifica, no Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).Para isso, é necessário acessar a aba superior “Serviços” e selecionar “Autoatendimento Eleitoral”. Na página direcionada, clique em “Justificativa Eleitoral” para realizar o login e preencher as informações solicitadas.  

Justificativa presencial 
Além das duas formas digitais, é possível justificar a ausência ao pleito de maneira presencial. Nesse caso, a eleitora ou o eleitor deverá preencher o formulário deRequerimento de Justificativa Eleitoral (RJE), disponível no site da Justiça Eleitoral, e entregar o documento no cartório eleitoral mais próximo. Quem optar por essa forma de justificativa deve apresentar um documento oficial com foto para a validação. 

Assim que for aceita, a justificativa será registrada no histórico do título da eleitora ou do eleitor. Se ela for negada, será necessárioquitar o débito (multa)com a Justiça Eleitoral. 

E se eu não justificar? 
O não cumprimento do prazo de apresentação da justificativa pode resultar em multa. Há consequências para quem não vota, não justifica e não paga as multas eleitorais. Nesse caso, a pessoa fica impedida de: 

– tirar o passaporte e a carteira de identidade; 
– inscrever-se em concurso público; 
– renovar a matrícula em escolas da rede pública; 
– tomar posse ou receber remuneração em cargo público, entre outras restrições.
-Não se esqueça de que cada turno eleitoral (1º e 2º turnos) é considerado uma eleição independente pela Justiça Eleitoral para efeito de comparecimento. 

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Brasil e União Europeia avançam em cooperação sanitária e comercial

Ontem (23), o secretário de Comércio e Relações Internacionais, Luís Rua, e o comissário europeu para Agricultura, Christophe Hansen, reuniram-se em São Paulo para...

Casa Rosa participa de novos mutirões de saúde em Campo Grande e no interior durante o Outubro Rosa

A instituição leva apoio técnico, equipe voluntária e atendimentos gratuitos, reforçando a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. O mês...

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 4,7%

O mercado financeiro revisou para baixo a previsão da inflação oficial do Brasil, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que agora...

Riedel anuncia Walter Carneiro como novo chefe da Casa Civil

O governador Eduardo Riedel (PP) deve oficializar nesta quinta-feira (23) a nomeação de Walter Benedito Carneiro Junior como novo secretário da Casa Civil de...