sexta-feira, 21/11/2025

Termina nesta quinta-feira o prazo para justificar ausência no primeiro turno das Eleições 2024

Os eleitores que não compareceram para votar no 1º turno das Eleições Municipais de 2024, ocorrido no dia 6 de outubro, têm até esta quinta-feira (5) para apresentar à Justiça Eleitoral a justificativa fundamentada da ausência. A medida vale para o eleitorado faltoso cujo voto é obrigatório. O prazo de 60 dias para a apresentação da justificativa, após a eleição, é determinado pelo artigo 143º da Resolução TSE nº 23.736/2024. 

A Justiça Eleitoral coloca à disposição da eleitora e do eleitor meios digitais e presencial para que possam fazer a justificativa. No caso das ferramentas digitais, basta acessá-las, preencher as informações solicitadas e anexar a documentação digitalizada que comprove o motivo da falta.   

Confira abaixo as opções disponíveis: 

E-Título 
Por meio do aplicativo e-Título, da Justiça Eleitoral, disponível para download em dispositivos Android ou iOS, é só acessar o link “Mais opções” e, em seguida, selecionar o local do pedido de justificativa de ausência. Logo após, é preciso preencher o formulário com os dados solicitados.  

Por fim, é gerado um código de protocolo para que a pessoa possa acompanhar o andamento da solicitação. O requerimento será transmitido à zona eleitoral responsável pelo título do eleitor ou da eleitora para análise.  Após a decisão sobre a aceitação ou não da justificativa, a pessoa será notificada. 

Autoatendimento Eleitoral 
O procedimento pode ser feito, ainda, pelo SistemaJustifica, no Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).Para isso, é necessário acessar a aba superior “Serviços” e selecionar “Autoatendimento Eleitoral”. Na página direcionada, clique em “Justificativa Eleitoral” para realizar o login e preencher as informações solicitadas.  

Justificativa presencial 
Além das duas formas digitais, é possível justificar a ausência ao pleito de maneira presencial. Nesse caso, a eleitora ou o eleitor deverá preencher o formulário deRequerimento de Justificativa Eleitoral (RJE), disponível no site da Justiça Eleitoral, e entregar o documento no cartório eleitoral mais próximo. Quem optar por essa forma de justificativa deve apresentar um documento oficial com foto para a validação. 

Assim que for aceita, a justificativa será registrada no histórico do título da eleitora ou do eleitor. Se ela for negada, será necessárioquitar o débito (multa)com a Justiça Eleitoral. 

E se eu não justificar? 
O não cumprimento do prazo de apresentação da justificativa pode resultar em multa. Há consequências para quem não vota, não justifica e não paga as multas eleitorais. Nesse caso, a pessoa fica impedida de: 

– tirar o passaporte e a carteira de identidade; 
– inscrever-se em concurso público; 
– renovar a matrícula em escolas da rede pública; 
– tomar posse ou receber remuneração em cargo público, entre outras restrições.
-Não se esqueça de que cada turno eleitoral (1º e 2º turnos) é considerado uma eleição independente pela Justiça Eleitoral para efeito de comparecimento. 

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Boletim Epidemiológico: MS registra 8.299 casos confirmados de dengue

Mato Grosso do Sul já registrou 13.551 casos prováveis de Dengue, sendo 8.299 casos confirmados, em 2025. Estes dados foram apresentados no boletim referente...

Gaeco desmonta núcleo do PCC em ampla operação no Mato Grosso

O Gaeco, em conjunto com diversas forças policiais de Mato Grosso, deflagrou nesta quarta-feira (19) a Operação "Tríade", com o objetivo de desarticular um...

Porção de maconha leva vice-prefeita à detenção em Sidrolândia

A vice-prefeita de Sidrolândia, Cristina Fiuza, foi detida nesta terça-feira durante o cumprimento de mandados da Operação Dirty Pix, conduzida pelo Gecoc do Ministério...

Governo anuncia pensão para filhos de vítimas de feminicídio

Segundo a ministra das Mulheres, Márcia Lopes, a pensão para filhos e dependentes menores de idade de vítimas de feminicídio terá início em dezembro....