terça-feira, 15/07/2025

Termina nesta quinta-feira o prazo para justificar ausência no primeiro turno das Eleições 2024

Os eleitores que não compareceram para votar no 1º turno das Eleições Municipais de 2024, ocorrido no dia 6 de outubro, têm até esta quinta-feira (5) para apresentar à Justiça Eleitoral a justificativa fundamentada da ausência. A medida vale para o eleitorado faltoso cujo voto é obrigatório. O prazo de 60 dias para a apresentação da justificativa, após a eleição, é determinado pelo artigo 143º da Resolução TSE nº 23.736/2024. 

A Justiça Eleitoral coloca à disposição da eleitora e do eleitor meios digitais e presencial para que possam fazer a justificativa. No caso das ferramentas digitais, basta acessá-las, preencher as informações solicitadas e anexar a documentação digitalizada que comprove o motivo da falta.   

Confira abaixo as opções disponíveis: 

E-Título 
Por meio do aplicativo e-Título, da Justiça Eleitoral, disponível para download em dispositivos Android ou iOS, é só acessar o link “Mais opções” e, em seguida, selecionar o local do pedido de justificativa de ausência. Logo após, é preciso preencher o formulário com os dados solicitados.  

Por fim, é gerado um código de protocolo para que a pessoa possa acompanhar o andamento da solicitação. O requerimento será transmitido à zona eleitoral responsável pelo título do eleitor ou da eleitora para análise.  Após a decisão sobre a aceitação ou não da justificativa, a pessoa será notificada. 

Autoatendimento Eleitoral 
O procedimento pode ser feito, ainda, pelo SistemaJustifica, no Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).Para isso, é necessário acessar a aba superior “Serviços” e selecionar “Autoatendimento Eleitoral”. Na página direcionada, clique em “Justificativa Eleitoral” para realizar o login e preencher as informações solicitadas.  

Justificativa presencial 
Além das duas formas digitais, é possível justificar a ausência ao pleito de maneira presencial. Nesse caso, a eleitora ou o eleitor deverá preencher o formulário deRequerimento de Justificativa Eleitoral (RJE), disponível no site da Justiça Eleitoral, e entregar o documento no cartório eleitoral mais próximo. Quem optar por essa forma de justificativa deve apresentar um documento oficial com foto para a validação. 

Assim que for aceita, a justificativa será registrada no histórico do título da eleitora ou do eleitor. Se ela for negada, será necessárioquitar o débito (multa)com a Justiça Eleitoral. 

E se eu não justificar? 
O não cumprimento do prazo de apresentação da justificativa pode resultar em multa. Há consequências para quem não vota, não justifica e não paga as multas eleitorais. Nesse caso, a pessoa fica impedida de: 

– tirar o passaporte e a carteira de identidade; 
– inscrever-se em concurso público; 
– renovar a matrícula em escolas da rede pública; 
– tomar posse ou receber remuneração em cargo público, entre outras restrições.
-Não se esqueça de que cada turno eleitoral (1º e 2º turnos) é considerado uma eleição independente pela Justiça Eleitoral para efeito de comparecimento. 

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Deputado Pedrossian Neto denuncia JBS por mau cheiro e propõe suspensão de licenças da fábrica de farinha

Na sessão desta quinta-feira (10), o deputado estadual Pedrossian Neto levou à tribuna da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul denúncia sobre os...

Adolescente morre após acidente de moto em Iguatemi

Um trágico acidente de moto na zona rural de Iguatemi resultou na morte do adolescente Gabriel Barrios Pereira (13). O incidente ocorreu na noite...

Como presidente da comissão de agricultura, Rodolfo Nogueira aprova importantes projetos para o setor

O deputado federal Rodolfo Nogueira (PL-MS) está como presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPDR) na Câmara dos Deputados. O...

VÍDEO: Menor em surto destrói mercado e reacende debate sobre educação infantil

Um vídeo viral nas redes sociais mostra um menino em surto dentro de uma padaria em supermercado brasileiro. Nas imagens, ele atira pães e...