A senadora Tereza Cristina (PP) afirmou que as reuniões em Bruxelas foram “muito produtivas” após encontros com representantes da União Europeia, com o objetivo de discutir estratégias que favoreçam a agricultura brasileira. Integrante de uma comitiva brasileira, a senadora participou de tratativas para abordar temas como o comércio agrícola entre Brasil e União Europeia e o impacto da Lei Antidesmatamento nas cadeias produtivas do Brasil.
“Estamos tratando de entender o que pode ser feito em relação à Lei Antidesmatamento, que afeta diretamente a nossa agricultura”, disse Tereza. Ela destacou que as reuniões revelaram algumas surpresas positivas, como o reconhecimento de que o Brasil tem um solo florestal forte e a necessidade de a lei se restringir ao desmatamento ilegal.
A comitiva discutiu o avanço do acordo Mercosul-União Europeia e os desafios impostos por normas ambientais e de direitos humanos no mercado europeu, que, segundo Tereza Cristina, que acabam onerando os fornecedores, especialmente na França, sem que o país cumpra as mesmas exigências.
Nesta terça-feira (30), a comitiva brasileira visitará a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), em Paris, dando sequência à missão que busca proteger os interesses da agricultura nacional no cenário internacional.