Queijo de tereré, gelato de bocaiuva e mais; confira as novidades da festa do queijo

A 9ª edição da Festa do Queijo foi lançada oficialmente nesta quarta-feira (15), em evento que reuniu autoridades, produtores rurais e a comunidade de Rochedinho. A cerimônia reforçou o papel da festa no fortalecimento da economia local, na valorização da produção artesanal e no incentivo ao turismo rural.

Os expositores foram um dos destaques do lançamento, apresentando ao público uma prévia da diversidade que marca o evento. Além dos tradicionais queijos artesanais, produtos como doces, doce de leite e até gelato mostraram a força e a variedade da produção local. Neste ano, o evento será realizado nos dias 8 e 9 de maio.

Durante o lançamento, a prefeita Adriane Lopes destacou que a festa vai além da gastronomia. “A Festa do Queijo já faz parte da identidade de Rochedinho. É um evento que movimenta a economia, valoriza quem produz e mantém viva a nossa cultura”, afirmou.

O produtor de queijo Alceu Cabral, que atua há anos em Jaraguari e está em processo de mudança para Rochedinho, destacou a importância da festa como oportunidade de crescimento. Criador do queijo de tereré, ele ressaltou o potencial de inovação dentro da produção artesanal. “A Festa do Queijo é uma grande vitrine para quem produz. Ajuda a divulgar nosso trabalho e valoriza a produção artesanal”, afirmou.

A jovem Rebeca Rodrigues, neta de produtores de doce de leite, também ressaltou o valor afetivo e econômico do evento. “Eu cresci vendo minha família produzir doce de leite, então a festa tem um significado muito especial pra gente. É uma forma de manter essa tradição viva”, disse.

Quem também marcou presença foi a artesã Maria Auxiliadora, que participou do lançamento movido pela memória afetiva. “Eu estava com saudade da festa. Queria sentir um pouco desse gostinho de novo e já entrar no clima desse evento que a gente gosta tanto”, contou.

Entre as autoridades estavam: a vice-prefeita Camilla Nascimento, o secretário municipal de Cultura e Turismo, Valdir Gomes, o secretário da Sear, Darci Caldas, o deputado estadual Lídio Lopes, entre outras lideranças.

O secretário Valdir Gomes ressaltou a importância cultural e turística do evento e destacou a valorização de produtos regionais, como o gelato de bocaiuva, que evidencia a criatividade e o potencial da produção local. Produtores e expositores também reforçaram o papel da festa como vitrine para ampliar oportunidades e manter tradições.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Patos conquistam torcedores e viram sensação da Copa do Mundo

Animais ganham status de mascotes informais da Copa de 2026 Os patos se transformaram nos animais mais comentados da Copa do Mundo de 2026 após...

Procon/MS aponta queda no preço do diesel em Campo Grande

Redução acompanha repasses de distribuidoras ao consumidor final O monitoramento realizado pelo Procon Mato Grosso do Sul entre os meses de abril e junho aponta...

AQUIDAUANA: Blitz educativa reforça conscientização pelo fim da violência contra a mulher

Na manhã desta terça-feira (16), foi realizada em frente à Câmara Municipal de Aquidauana uma blitz educativa voltada à conscientização da população sobre o...

Suspeito de furto morre após imobilização em condomínio na Mata do Jacinto

Corpo foi encaminhado ao IMOL para identificação e exame de causa da morte Um homem ainda não identificado morreu na manhã desta sexta-feira (19) em...