segunda-feira, 8/12/2025

Projeto de Lei destina 30% da remuneração de presos para indenização das vítimas

Um novo Projeto de Lei (PL 3271/24) está em análise na Câmara dos Deputados e propõe que pelo menos 30% da remuneração obtida pelo trabalho de presos seja destinada à indenização das vítimas dos crimes cometidos.

O valor seria repassado diretamente à vítima ou a seus dependentes, com o montante sendo dividido proporcionalmente no caso de múltiplas vítimas.

Atualmente, a Lei de Execução Penal já prevê que parte da remuneração do preso pode ser destinada à reparação dos danos causados pelo crime, mas sem estipular um percentual mínimo.

O projeto visa corrigir essa lacuna, estabelecendo o percentual de 30% para garantir que uma parte significativa da remuneração seja direcionada à compensação das vítimas.

O autor da proposta, o deputado General Pazuello (PL-RJ), justificou a medida afirmando que, na prática, são raros os casos em que a indenização das vítimas é efetivamente paga a partir da remuneração dos detentos.

Para ele, a proposta busca colocar a reparação das vítimas no centro do debate e ressaltar a importância da compensação pelos danos sofridos.

O Projeto de Lei 3271/24 está em tramitação em caráter conclusivo e será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Caso seja aprovado, o projeto seguirá para a apreciação do Senado. Para virar lei, a proposta precisa ser aprovada nas duas Casas Legislativas.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Certificado escola segura 2025

O Centro Educacional Alceu Viana, em parceria com a Agetran, desenvolveu o Projeto referente ao Programa Sistema Dinâmico de Melhoria Continua - SDMC, Escola...

Idosa enfrenta agressor e sobrevive a ataque em casa

Na noite de ontem (4), uma idosa de 66 anos sobreviveu a uma tentativa de estupro em sua própria residência, localizada na área central...

GP de Abu Dhabi de F1 2025: Última chance pelo título

A temporada 2025 da Fórmula 1 chega ao seu ápice neste final de semana, entre os dias 6 e 8 de dezembro, com o...

Trabalhador é assassinado a facadas em fazenda em MS

Clewerson de Oliveira (40), foi morto a facadas na madrugada desta segunda-feira (1º), em uma fazenda na zona rural de Figueirão. O principal suspeito,...