terça-feira, 18/03/2025

Prefeitura promove capacitação de servidores da casa da mulher brasileira com foco no atendimento humanizado

Com vistas à constante qualificação do atendimento às mulheres vítimas de todas as formas de violência, a Prefeitura Municipal de Campo Grande realizou nesta terça-feira (18), mais uma edição da formação continuada dos servidores da Casa da Mulher Brasileira (CMB), destacando a importância de um acolhimento humanizado e eficiente. Sob a coordenação da Secretaria-Executiva da Mulher (SEMU), o evento contou com a participação de mais de 80 servidores.

Na abertura, a secretária-executiva da Mulher, Angélica Fontanari, enfatizou a necessidade de atualização constante das diretrizes e dos protocolos da CMB.

“Ocorreu hoje o primeiro módulo da capacitação continuada que a SEMU está proporcionando aos servidores da Casa da Mulher Brasileira. Pela manhã, tivemos uma capacitação voltada às diretrizes e aos protocolos da Casa da Mulher Brasileira. Já no período da tarde, o foco foi o atendimento humanizado. Buscamos realizar um nivelamento com todos os servidores, tendo em vista que sempre há movimentação na equipe, com novos profissionais ingressando e outros saindo. Esse nivelamento é essencial para garantir que todos tenham o conhecimento necessário e estejam preparados para oferecer um atendimento humanizado e qualificado às usuárias”, destacou.

No período da manhã, a capacitação foi ministrada pela psicóloga social Márcia Paulino, que abordou temas como a concepção da Casa da Mulher Brasileira e a violência de gênero; os marcos legais das políticas públicas de enfrentamento à violência; a estrutura e os protocolos de atendimento; e a complexidade do fenômeno da violência contra a mulher.

“A capacitação continuada permite que novos servidores assimilem as diretrizes da Casa da Mulher Brasileira e que os mais experientes aprimorem suas práticas, fortalecendo a qualidade do atendimento”, pontuou Márcia.

À tarde, a capacitação foi conduzida por Rafaela Maia, com foco na humanização do atendimento. Os principais tópicos abordados foram: princípios e práticas para um atendimento humanizado; o papel da empatia e do respeito no acolhimento às usuárias; e a comunicação não violenta como ferramenta essencial.

“Esse tipo de iniciativa é de extrema importância, pois permite a troca de experiências durante a formação, enriquecendo a atuação prática dos profissionais que lidam diretamente com mulheres em situação de violência”, ressaltou Rafaela Maia.

Todo o material foi gravado e transformado em vídeo-aula para aqueles que não puderam comparecer e para futuras capacitações. Com essa ação, a SEMU reforça seu compromisso com a melhoria contínua dos serviços prestados pela Casa da Mulher Brasileira, garantindo um atendimento mais qualificado, eficiente e alinhado às políticas públicas de enfrentamento à violência de gênero.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

spot_img

Mais notícias

Governo abre inscrições para o programa bolsa atleta 2025-2026

O Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer), vinculada à Setesc (Secretaria de Estado de Turismo,...

Juari defende direitos de aposentados e pensionistas de Campo Grande

O vereador Professor Juari, presidente da Comissão Legislativa dos Servidores Aposentados e Pensionistas de Campo Grande, se comprometeu em defender os direitos dessa categoria...

Jornalista agredida por namorado relata medo após liberação do suspeito

Uma jornalista de 37 anos, agredida pelo namorado, um músico de 38, no dia 3 de março, relatou sentir-se "presa em casa" enquanto o...

Jovem é executado a tiros dentro de casa em Naviraí

Danilo do Nascimento (25) foi morto a tiros ontem (17), dentro de sua casa, no bairro Jardim Progresso, em Naviraí. O crime foi descoberto...