O Presidente Lula sancionou o projeto de lei que recria o DPVAT e agora rebatizado para SPVAT. A expectativa é para que a cobrança seja retomada em 2025 para todos que possuem carros e motos.
No decorrer da tramitação do projeto de lei no Congresso Nacional, líderes governistas calculavam que o valor a ser pago pelos motoristas deveria ser de entre R$ 50 e R$ 60. A definição sobre o total a ser pago e a confirmação do calendário de pagamento serão ainda regulamentados.
O Palácio do Planalto vetou dois artigos que propunham multa e infração grave para quem não pagasse o seguro.
O Governo justificou afirmando que entende que a penalidade “contraria o interesse público, pois acarreta ônus excessivo pelo não pagamento do Seguro Obrigatório para Proteção de Vítimas de Acidentes de Trânsito – SPVAT ao classificar a conduta como infração grave, que ensejará a aplicação de multa cujo valor atual é R$ 195,23”.
O governo alegou que o projeto de lei já prevê que para ter o veículo licenciado, poder fazer a transferência para outros motoristas ou dar baixa no registro, é obrigatório que o SPVAT esteja quitado.
De acordo com a proposta, a cobertura do seguro poderá abranger:
I – indenização por morte;
II – indenização por invalidez permanente, total ou parcial;
III – reembolso de despesas com:
a) assistências médicas e suplementares, inclusive fisioterapia, medicamentos, equipamentos ortopédicos, órteses, próteses e outras medidas terapêuticas, desde que não estejam disponíveis pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Município de residência da vítima do acidente;
b) serviços funerários; e
c) reabilitação profissional para vítimas de acidentes que resultem em invalidez parcial.