quinta-feira, 2/01/2025

ITAPORÃ: Prefeito Marcos Pacco anula concurso público devido ação civil.

O concurso público, já estava programado desde o semestre passado, antes mesmo do processo eleitoral, com abertura 285 vagas e o concurso seria aplicado por intermédio da Comissão de Concurso Público, e executado pela Associação de Incentivo a Pesquisa e Ensino Plínio Mendes dos Santos (APLIMS).

O prefeito de Itaporã, Marcos Pacco, editou decreto cancelando o edital que previa a realização de concurso público de provas e títulos para cargos de nível superior, médio técnico, médio, médio, fundamental, fundamental incompleto e magistério no município. O concurso público, já estava programado desde o semestre passado, antes mesmo do processo eleitoral, com abertura 285 vagas e o concurso seria aplicado por intermédio da Comissão de Concurso Público, e executado pela Associação de Incentivo a Pesquisa e Ensino Plínio Mendes dos Santos (APLIMS). 

As inscrições para o concurso foram abertas no dia 21 de outubro e iriam até o dia 3 de novembro. 
No decreto, Marcos Pacco esclarece que a Administração Pública deve trilhar no caminho dos princípios administrativos encartados no Art. 37 da Constituição Federal, “Considerando que a Associação de Incentivo a Pesquisa e Ensino Plínio Mendes dos Santos, empresa responsável pela realização do Concurso Público atende, de forma inconteste todas as necessidades e requisitos previstos pela legislação vigente e que a decisão prolatada pelo juízo da Comarca de Itaporã exarada na Ação Civil Pública promovida pelo Ministério Público Estadual em face do município, que determinou a suspensão imediata do Concurso Público 001/2024, não havia outra decisão a ser tomada.

Legalista e cumpridor das decisões judiciais, Marcos Pacco ressaltou no decreto de cancelamento do concurso público que “o conhecimento da decisão chegou ao Executivo e que mesmo diante do farto conteúdo probatório e documental capaz de instruir e carrear eventual recurso cabível à Corte de Justiça competente, inexiste, para o corrente mandato, tempo hábil para a conclusão do concurso público”.
Em razão das dificuldades, mesmo diante da possibilidade de reverter a decisão perante o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, o prefeito Marcos Pacco decidiu que fica cancelado o Concurso Público originário do certame na modalidade Dispensa número 075/2024, Processo Administrativo número 0145/2024, Contrato Administrativo número 087/2024, firmado entre o Município de Itaporã e a Associação de Incentivo a Pesquisa e Ensino Plínio Mendes dos Santos e consequentemente anulados todos os atos e publicações decorrentes de sua edição.

O Artigo 2º do decreto editado na últiuma sexta-feira determina ainda que fica autorizada a devolução ou restituição aos candidatos do concurso público, desde que comprovada a devida inscrição, dos valores referentes a inscrição, devendo o requerimento ser formulado pessoalmente e protocolado na Prefeitura Municipal. “O prazo para requerimento da devolução do valor das inscrições é de até 6 meses, a contar da publicação do presente Decreto”, alerta a publicação.  

No mesmo decreto, o prefeito Marcos Pacco determinou à Superintendência de Comunicação Social da Prefeitura de Itaporã que proceda ampla divulgação do presente Decreto e determinou a expedição de ofício ao Juízo da Comarca de Itaporã com cópia do Decreto, comprovando o cumprimento da decisão judicial. “Na condição de gestor público sempre defendi que decisão judicial é para ser cumprida, e desta forma estamos cumprindo esta decisão”, finalizou Marcos Pacco.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

spot_img

Mais notícias

Operação Boas Festas: Polícia Militar em Três Lagoas prende autor de tráfico de drogas.

Na quarta-feira, uma guarnição da Força Tática do 2º BPM de posse de informações que na rua Rui José da Costa, no bairro jardim...

Associação Beneficente Casa Rosa disponibiliza 340 vagas para consultas em mastologia entre dezembro e março

A Associação Beneficente Casa Rosa, referência nacional no atendimento a pacientes com câncer de mama, abriu 340 vagas para consultas em mastologia.  As vagas serão...

Dois consumidores vão dividir último prêmio de 2024 na nota premiada.

O último sorteio de 2024 da Nota MS Premiada teve campo-grandense e paranaibense entre os vencedores, informa a Sefaz (Secretaria Estadual de Fazenda), em...

Paulo Duarte destina emendas a ONGs de proteção animal no Dezembro Verde

Duas ONGs de proteção animal na região pantaneira, GAPA e GAAV, receberam R$ 50 mil cada, por meio de emendas parlamentares do deputado estadual...