quarta-feira, 17/12/2025

ITAPORÃ: Prefeito Marcos Pacco anula concurso público devido ação civil.

O concurso público, já estava programado desde o semestre passado, antes mesmo do processo eleitoral, com abertura 285 vagas e o concurso seria aplicado por intermédio da Comissão de Concurso Público, e executado pela Associação de Incentivo a Pesquisa e Ensino Plínio Mendes dos Santos (APLIMS).

O prefeito de Itaporã, Marcos Pacco, editou decreto cancelando o edital que previa a realização de concurso público de provas e títulos para cargos de nível superior, médio técnico, médio, médio, fundamental, fundamental incompleto e magistério no município. O concurso público, já estava programado desde o semestre passado, antes mesmo do processo eleitoral, com abertura 285 vagas e o concurso seria aplicado por intermédio da Comissão de Concurso Público, e executado pela Associação de Incentivo a Pesquisa e Ensino Plínio Mendes dos Santos (APLIMS). 

As inscrições para o concurso foram abertas no dia 21 de outubro e iriam até o dia 3 de novembro. 
No decreto, Marcos Pacco esclarece que a Administração Pública deve trilhar no caminho dos princípios administrativos encartados no Art. 37 da Constituição Federal, “Considerando que a Associação de Incentivo a Pesquisa e Ensino Plínio Mendes dos Santos, empresa responsável pela realização do Concurso Público atende, de forma inconteste todas as necessidades e requisitos previstos pela legislação vigente e que a decisão prolatada pelo juízo da Comarca de Itaporã exarada na Ação Civil Pública promovida pelo Ministério Público Estadual em face do município, que determinou a suspensão imediata do Concurso Público 001/2024, não havia outra decisão a ser tomada.

Legalista e cumpridor das decisões judiciais, Marcos Pacco ressaltou no decreto de cancelamento do concurso público que “o conhecimento da decisão chegou ao Executivo e que mesmo diante do farto conteúdo probatório e documental capaz de instruir e carrear eventual recurso cabível à Corte de Justiça competente, inexiste, para o corrente mandato, tempo hábil para a conclusão do concurso público”.
Em razão das dificuldades, mesmo diante da possibilidade de reverter a decisão perante o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, o prefeito Marcos Pacco decidiu que fica cancelado o Concurso Público originário do certame na modalidade Dispensa número 075/2024, Processo Administrativo número 0145/2024, Contrato Administrativo número 087/2024, firmado entre o Município de Itaporã e a Associação de Incentivo a Pesquisa e Ensino Plínio Mendes dos Santos e consequentemente anulados todos os atos e publicações decorrentes de sua edição.

O Artigo 2º do decreto editado na últiuma sexta-feira determina ainda que fica autorizada a devolução ou restituição aos candidatos do concurso público, desde que comprovada a devida inscrição, dos valores referentes a inscrição, devendo o requerimento ser formulado pessoalmente e protocolado na Prefeitura Municipal. “O prazo para requerimento da devolução do valor das inscrições é de até 6 meses, a contar da publicação do presente Decreto”, alerta a publicação.  

No mesmo decreto, o prefeito Marcos Pacco determinou à Superintendência de Comunicação Social da Prefeitura de Itaporã que proceda ampla divulgação do presente Decreto e determinou a expedição de ofício ao Juízo da Comarca de Itaporã com cópia do Decreto, comprovando o cumprimento da decisão judicial. “Na condição de gestor público sempre defendi que decisão judicial é para ser cumprida, e desta forma estamos cumprindo esta decisão”, finalizou Marcos Pacco.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

ITAPORÃ: Alunos atletas da APAE são homenageados no Paço Municipal

Os alunos atletas da APAE de Itaporã, que se destacaram nas XXIV Olimpíadas Especiais das APAEs, foram homenageados pelo município na manhã desta terça-feira...

Vendedor armado com faca persegue casal que recusou comprar tapetes

Um vendedor de tapetes de 37 anos foi preso em flagrante após ameaçar e tentar atacar um casal que se recusou a comprar seus...

Aquidauana celebra formatura de 54 agentes comunitários de saúde e de combate às Endemias

Na manhã de hoje, 16, aconteceu a Cerimônia de Conclusão dos Cursos Técnicos do Programa Mais Saúde com Agente, que marcou a formatura de...

Victor Hugo, dupla com Diego, comemora 1º ano da sua filha com o tema: “Show da Elisa”

Festa aconteceu neste domingo, 14, em Uberlândia e foi inspirada nos sucessos da carreira do pai