O Vaticano anunciou nesta quinta-feira (8) a eleição do novo papa: o cardeal Robert Francis Prevost, agora Leão 14. Nascido em Chicago e com 69 anos, ele é o primeiro pontífice norte-americano da história da Igreja Católica, além de ser oriundo de um país de maioria protestante.
Prevost foi eleito com pelo menos 89 votos dos 133 cardeais presentes no conclave, número suficiente para suceder o papa Francisco. De perfil discreto, ele é considerado reformista e defensor da continuidade da abertura promovida por seu antecessor.
Apesar da origem nos EUA, Prevost construiu sua trajetória religiosa na América Latina, principalmente no Peru, onde atuou como missionário e bispo. Também ocupava cargos importantes no Vaticano, como prefeito do Dicastério para os Bispos.
Em 2023, enfrentou acusações de ter acobertado casos de abuso sexual por padres peruanos. Ele negou omissão e alegou ter seguido os protocolos da Igreja. O caso segue em investigação no Vaticano.
Formado em teologia e direito canônico, Leão 14 é visto como um líder preparado e conciliador, com vasta experiência pastoral e administrativa.