domingo, 13/04/2025

Curso de capacitação para motoristas da SAS fortalece atendimento humanizado

Organizado pela Secretaria de Assistência Social e Cidadania (SAS), por meio da Gerência do Trabalho e Educação Permanente, em parceria com a Escola do SUAS, o primeiro curso do ano voltado aos motoristas que atendem as unidades da SAS tem um conteúdo que vai além de aprimorar as habilidades e conhecimentos dos profissionais que atuam no setor de transporte.

Com uma grade de temas reformulada, o curso também busca oferecer aos profissionais uma visão ampla do trabalho e da missão da secretaria, que é garantir um atendimento humanizado aos usuários e às pessoas em situação de vulnerabilidade atendidas pelos equipamentos da SAS.

A partir desse propósito, os responsáveis pela capacitação elaboraram um roteiro que abrange desde a Introdução à Política de Assistência Social, Organização Administrativa da SAS, até temas como Ética, Saúde Mental, Comunicação Não Violenta e Trabalho em Equipe, além dos conteúdos tradicionais, como Direção Defensiva, Manutenção e Mecânica, e Primeiros Socorros.

As aulas teóricas, que acontecem até esta sexta-feira (11), terão como foco destacar o papel e as especificidades de cada serviço, além de como lidar com questões como a saúde mental.

“Em outros lugares, o motorista apenas dirige. Ele faz o trabalho dele, que é transportar pessoas ou objetos. Mas, na SAS, é diferente. O profissional também ajuda a transformar vidas quando leva um alimento à casa de uma família ou quando transporta um técnico que vai atender um caso de violação de direitos contra um idoso ou criança. Isso é muito mais do que simplesmente dirigir, é sobre transformar vidas”, ressaltou o superintendente de Gestão Administrativa, Marcos Chaves.

A secretária de Assistência Social, Camila Nascimento, reforçou a prerrogativa de priorizar um atendimento acolhedor aos usuários, independentemente da função. “É um trabalho que exige muito mais envolvimento, consciência e humanidade. Assim como os demais profissionais, o motorista também precisa ser acolhedor, respeitoso e consciente das realidades delicadas que essas pessoas enfrentam. Também é preciso estar atento a um detalhe importante, que é o de tratar a todos com empatia e ter a consciência de que aquele transporte pode ser o único momento de acolhimento verdadeiro que aquela pessoa terá no dia”, pontuou.

O curso é dividido em três turmas, totalizando 120 participantes. As aulas ocorrem em dias alternados, permitindo que os motoristas possam participar sem comprometer a execução dos serviços nas unidades. Além da teoria, os profissionais também participam de atividades práticas, com base em experiências e situações da rotina.

Participando pela segunda vez da capacitação, a motorista Dorilaine Gomes de Souza, que atua no 4º Conselho Tutelar, fala sobre a importância de fazer o curso anualmente. “Sempre tem temas novos, e o que mais me chamou a atenção este ano foi o tema da saúde mental. É muito importante, porque às vezes a gente também passa por momentos difíceis, e aprender sobre isso ajuda muito. Ajuda a entender o que a gente está vivendo e também a compreender melhor os colegas”, disse.

Sobre o trabalho como motorista da SAS, Dorilaine ressalta que cada atendimento é uma lição de vida que ela leva para sua família. “A gente lida com muitas situações delicadas, atendendo pessoas em vulnerabilidade. Antes, eu trabalhava como motorista de aplicativo, que é algo totalmente diferente. Aqui na SAS, o atendimento precisa ser mais humano, mais acolhedor, e isso me faz valorizar ainda mais o que eu faço hoje”, concluiu.

Os motoristas lotados na SAS atuam em toda a Rede de Assistência Social, incluindo os Cras, Conselhos Tutelares, Creas, Centros de Convivência do Idoso, Centros de Convivência, Centro POP, unidades de acolhimento e setores administrativos.

Aprimoramento

A Gerência de Gestão da Escola do SUAS é responsável por planejar, executar e avaliar as ações educativas voltadas para trabalhadores, conselheiros e gestores da rede socioassistencial da cidade. Em 2025, o foco será a promoção da educação permanente e da qualificação profissional.

As ações educativas são direcionadas a trabalhadores, gestores e conselheiros da assistência social, com um foco crescente na expansão de cursos para Organizações da Sociedade Civil.

Em 2024, a Escola do SUAS realizou 2.901 inscrições em cursos e ações educativas, que incluem uma variedade de temas, tanto na área de educação permanente quanto na de qualificação profissional, como oficina para entrevistadores do Cadastro Único, higiene e manipulação de alimentos, primeiros socorros, gestão pública: princípios éticos e relações humanas, Encontro de Redes: direitos LGBTQIA+ nos territórios e introdução ao Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

De janeiro até março, a Escola do SUAS já realizou cinco oficinas, com um total de 373 participantes.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

As Dez Mais

Sexta, 11 de abril de 2025. Hoje é dia da Escola de Samba Manchetes dos jornais diários de Campo Grande: Correio do Estado: “Empresas devem a MS mais...

Casa Rosa e Casa Azul expandem ações de prevenção e acolhimento no MS

No Dia Mundial do Combate ao Câncer, 8 de abril, Mato Grosso do Sul celebra as iniciativas da Casa Rosa e Casa Azul, projetos...

VÍDEO: Mistura de cachaça e agrotóxico leva à morte de jovem em Aral Moreira

Ramão Duarte (21) morreu no sábado (5) após misturar cachaça com agrotóxico na Aldeia Guassuty, em Aral Moreira. Segundo um familiar, ele era alcoólatra...

Rodolfo Nogueira afirma que ato na Paulista envia recado à esquerda

O deputado federal Rodolfo Nogueira (PL-MS) participou, neste domingo (06), de um grande ato na Avenida Paulista em apoio aos presos políticos do 8...