quinta-feira, 18/09/2025

Com ações habitacionais e de saneamento básico em expansão, Governo de MS e Caixa definem projetos

Com projetos em desenvolvimento nas áreas de habitação e saneamento básico, Mato Grosso do Sul se prepara para expandir a execução de ações que vão melhorar a vida da população.

O governador, Eduardo Riedel, recebeu o presidente da Caixa Econômica Federal, Antônio Carlos Vieira, na manhã desta sexta-feira (19), em uma reunião técnica para discutir os futuros investimentos do Estado e as parcerias com o apoio da instituição.

No encontro o Governo do Estado apresentou alguns dos projetos já em execução e sinalizou as próximas ações que devem receber financiamento da Caixa.

“Foi conversado sobre as oportunidades na área de habitação e de saneamento. A Caixa apresentou o que pode oferecer. Foi uma reunião mais técnica nesse sentido, do Governo reforçar as operações, as parcerias que já existem”, explicou a diretora-presidente da Agehab (Agência de Habitação Popular), Maria do Carmo Avesani Lopez.

O Mato Grosso do Sul foi o primeiro estado do Brasil a ser contemplado com a nova edição o programa “Minha Casa, Minha Vida”, do Governo Federal. Em fevereiro, o Governo do Estado firmou parceria com o Ministério das Cidades para construção de 194 moradias em Ivinhema (134) e Campo Grande (60), como parte da retomada do programa habitacional no país.

“A Caixa veio fazer um reforço, para dizer que é sempre parceira nas operações e se comprometeu em dar agilidade nas operações que estão em fase de negociação, análise para a finalização. Eu destaco o subsídio para que as famílias do Estado, que queiram adquirir um financiamento, podem obter a entrada, no caso de imóvel financiado”, explicou Maria do Carmo.

Outra frente de trabalho do Estado – com financiamento da Caixa em alguns projetos – é na área do saneamento básico. “São novos investimentos em água, que tem cobertura universal nos municípios que atendemos, e não pode faltar. Temos um compromisso com a manutenção da excelência dos serviços oferecidos. Os investimentos são para melhorar a captação, reservação e distribuição”, disse o diretor-presidente da Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul), Renato Marcílio.

Este ano o Governo do Estado deve investir aproximadamente R$ 130 milhões rem recursos próprios e vai receber mais R$ 77 milhões em financiamento da Caixa para atender nove municípios.

O secretário Hélio Peluffo (Seilog) também participou da reunião juntamente com outros executivos da CaiXa, Augusto Vilhalba (superintendente de Rede), Márcio Fonseca (superintendente de Governos), Thiago Barros (superintende de Habitação) e Carlos Fábio (gerente de Governo).

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

FBI procura atirador que matou ativista conservador

A polícia e agentes federais dos Estados Unidos realizam uma caçada intensa para capturar o atirador responsável pela morte do ativista conservador Charlie Kirk,...

DOF apreende mais de meia tonelada de drogas em Maracaju

Na madrugada desta sexta-feira (12), o DOF apreenderam 528 Kg de maconha e 2 Kg de skunk em Maracaju. A droga era transportada em...

Mutirão “Todos em Ação” leva mais de 300 serviços gratuitos ao Bairro Noroeste neste sábado 

No próximo sábado, dia 20 de setembro, mais uma edição do Mutirão “Todos em Ação”, leva mais de 300 serviços gratuitos aos moradores do...

Exportações do agro podem chegar a 18 milhões de toneladas em setembro

A Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec) revisou para cima as projeções de exportação de grãos em setembro. A expectativa é de que...