Ainda não se vacinou contra gripe? Sábado é Dia D para grupo prioritários

Campo Grande já registra, em 2026, 287 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), sendo 40 confirmações por Influenza e 5 mortes, conforme dados da Coordenadoria de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS-CG). O cenário acende um alerta: a cobertura vacinal entre os públicos prioritários está em apenas 18%, índice considerado muito abaixo do esperado.

Diante da baixa adesão, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) intensifica as estratégias para ampliar a proteção da população e realiza, neste sábado (25), um novo Dia D de vacinação contra a gripe em Campo Grande — reforçando a mobilização já realizada anteriormente, no dia 28 de março, no início da campanha.

A vacinação começou em 26 de março, mas a procura segue aquém do necessário. Paralelamente, tem sido observado aumento na demanda por atendimentos nas unidades de urgência e emergência, impulsionado pela maior circulação de vírus respiratórios, o que pode gerar momentos de superlotação e impactar no tempo de espera.

“Isso é extremamente preocupante, considerando que ainda podemos ter períodos de queda de temperatura, o que tende a agravar o cenário das síndromes respiratórias na Capital”, alerta a superintendente de Vigilância em Saúde da Sesau, Veruska Lahdo.

A orientação é clara: os públicos prioritários devem buscar a vacinação o quanto antes, principalmente aqueles mais vulneráveis às complicações da doença, como idosos, crianças pequenas, gestantes e pessoas com comorbidades.


Grupos prioritários

• Crianças de 6 meses a menores de 6 anos
• Idosos
• Gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto)
• Profissionais da saúde
• Trabalhadores da educação
• Forças de segurança e salvamento
• Indígenas e quilombolas
• Pessoas com comorbidades
• Trabalhadores dos Correios
• Caminhoneiros
• Trabalhadores do transporte coletivo rodoviário


Novo Dia D reforça mobilização

Para ampliar a cobertura vacinal, a Sesau abre 27 unidades de saúde neste sábado, das 7h30 às 16h45, além de um ponto estratégico na região central, na Praça Ary Coelho, das 8h às 16h.

Para garantir o acesso da população, a vacinação estará disponível em unidades distribuídas por todas as regiões da cidade. No Distrito Segredo, estarão abertas as USFs Paradiso, Nova Lima e Vida Nova. No Imbirussu, participam as USFs Aero Itália, Silvia Regina, Serradinho, Zé Pereira e Albino Coimbra. Já no Bandeira, a vacinação ocorre nas USFs Universitário, Mape, Tiradentes e Cristo Redentor.

No Distrito Lagoa, estarão abertas as unidades Caiçara, Antártica, Vila Fernanda, Tarumã e Santa Emília. Na região Prosa/Centro, a população poderá procurar as USFs Noroeste, Nova Bahia e 26 de Agosto. E, no Anhanduizinho, participam as unidades Alves Pereira, Dona Neta, Anhanduí, Dom Antônio, Paulo Coelho e Los Angeles.

A iniciativa reforça a necessidade de aumentar a adesão da população, especialmente após a mobilização inicial realizada em março.

“No ano passado, a cobertura ficou bem abaixo do esperado, atingindo apenas 59%. Esse cenário nos preocupa e é justamente por isso que reforçamos o chamamento à população com mais um Dia D, ampliando o acesso à vacina para quem mais precisa”, destaca a superintendente.

A Sesau reforça que a vacinação segue disponível durante a semana nas 74 Unidades de Saúde da Família (USFs) e que o engajamento da população é fundamental para reduzir os casos graves e evitar novas mortes por influenza.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Obras de esgoto alteram trânsito em 4 avenidas da capital 

A ampliação da infraestrutura de esgotamento sanitário em Campo Grande exige adequações no tráfego de veículos a partir desta terça-feira (23). Para a execução...

Riedel defende avanço da rastreabilidade para fortalecer agro de MS

Mato Grosso do Sul reforça controle sanitário da produção agropecuária O governador de MS, Eduardo Riedel, afirmou nesta quinta-feira (18) que o Estado tem avançado...

Parque Ayrton Senna volta a receber ação Inverno Acolhedor

Com a previsão de uma nova frente fria e temperaturas abaixo de 12ºC em Campo Grande, a Prefeitura vai reativar, a partir das 18...

Pantanal se reapresenta e inicia preparação para quartas de final do Brasileirão Feminino A3

Vitória nesta fase garante ao clube acesso a Série A2 do certame O Futebol Clube Pantanal retomou nesta segunda-feira (22) os trabalhos visando a sequência...