segunda-feira, 17/11/2025

Dakila faz primeiro voo do “carro voador” agrícola. Estivemos lá, e mostramos para você

No início da tarde de sábado, 15 de novembro, Dakila Pesquisas e a Vertical Conect apresentaram ao grande público e à imprensa, o Skyros, primeiro “carro-voador” não tripulado para uso agrícola e totalmente elétrico. O veículo é o primeiro no mundo a ser lançado, resultado de pesquisas desenvolvidas por Dakila e Vertical Conect.

Trata-se de uma Aeronave Elétrica de Decolagem e Pouso Vertical, ou EVTOL, na sigla em inglês Electric Vertical Take-Off and Landing. Com “formato” parecido ao já conhecido drone, o Skyros tem 5 metros de envergadura e 1,25 metros de altura e 3,80 metros de comprimento, com peso total de 700 quilos e capacidade de transporte de 400 litros de qualquer tipo de insumo. Seu funcionamento é de forma remota, com estação de controle para até 20 quilômetros de distância. O Skyros pode ser configurado para voo autônomo, após mapeamento aéreo da área, sendo programado. Além da distância, horários de acionamento, decolagem e o retorno à base operacional.

A grande novidade é que estamos diante do primeiro Evtol totalmente elétrico do mundo que possui com baterias, controladores de voo, GPS integrado ao controlador de voo, softwares do sistema de voo, câmera de monitoramento, inclusive dotada de infravermelho para vôos noturnos e galão para o transporte de insumos. São 8 motores em 4 “braços” com dois motores em cada, sendo 8 hélices, 4 superiores e 4 inferiores. Os motores e as hélices são controlados por um sistema inteligente chamado ESC, que na prática é o cérebro que controla a rotação e a velocidade.

“O kayros já tem registro na ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), com cadastro número PS-308202301 é já está 100% de ser oferecido ao mercado. O cálculo aproximado do valor de venda da aeronave é estimado em R$ 1.800,000,00 (um milhão é oitocentos mil Reais), o que equivale a metade do preço de uma aeronave agrícola hoje disponível no mercado que, obviamente, precisa ser acrescido o valor do pagamento do piloto”, explica José Carlos Más, sócio fundador da Vertical Connect.

O evento de apresentação e primeiro vôo aconteceu no Recanto Havalon, ao lado da Cidade Zigurats, no município de Corguinho, cerca de 120 km de Campo Grande (MS).

A apresentação do Skyros foi acompanhada e supervisionada pelo CEO do Ecossistema Dakila, Urandir Fernandes e toda a equipe da Vertical Conect. Urandir destacou que “o lançamento representa a realização de um sonho iniciado em 1992, e é a prova de que é possível disponibilizar tecnologia de ponta a um custo bem mais barato do que se encontra no mercado, e essa é a missão de Dakila, fornecer conhecimento e possibilitar à humanidade o compartilhamento do resultado dessas pesquisas, como o Skyros, por exemplo”.

Por: Rogério Alexandre Zanetti

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

”NA CASA TEM PÃO”, projeto de Gianni Nogueira leva oportunidade às mulheres do bairro Parque do Lago

Com o coração voltado para o fortalecimento das mulheres e o incentivo ao empreendedorismo, a vice-prefeita de Dourados (MS) Gianni Nogueira deu início, nesta...

Senador Nelsinho Trad impulsiona integração entre Brasil e países do Pacífico

A Comissão de Relações Exteriores (CRE) aprovou, com parecer favorável do senador Nelsinho Trad (PSD-MS), o Projeto de Decreto Legislativo 655/2025, que ratifica a...

Tragédia em Jaraguari: Criança desaparecida é encontrada sem vida

O menino Kelvin, desaparecido desde a tarde desta quinta-feira (13), em Jaraguari, foi encontrado morto na manhã desta sexta-feira (14) em Jaraguari. A notícia...

Prefeitura realiza limpeza emergencial na rotatória da Rachid Neder

A Prefeitura de Campo Grande, por meio da SISEP, realizou nesta sexta-feira (14) uma ação emergencial para limpar a rotatória do cruzamento da Avenida...