Beto Pereira faz compromisso com a classe para que haja atendimento de fisioterapia descentralizado oferecendo nas sete regiões da Capital

Em Campo Grande, a situação da fisioterapia na rede do Sistema Único de Saúde (SUS) é alarmante. O município, que conta com uma população aproximada de 930 mil pessoas, enfrenta um panorama insustentável: apenas 26 fisioterapeutas estão disponíveis para atender a demanda crescente.

Em uma reunião com profissionais do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional de Mato Grosso do Sul (Crefito 13), o candidato a prefeito Beto Pereira (PSDB) se comprometeu a atuar em conjunto com o conselho para encontrar soluções para a crise.

Renato Nacer, presidente do Crefito 13, expressa sua preocupação, afirmando que a situação é “caótica”.

Segundo ele, muitos campo-grandenses não conseguem acesso ao atendimento fisioterapêutico pelo SUS, resultando em uma migração para clínicas particulares. “A espera por atendimento que varia de 4 a 6 meses frequentemente termina em abandono logo na segunda semana de tratamento”, destaca.

A fila de espera, agora estimada em 20 mil pessoas, representa um impasse preocupante para várias famílias na cidade. José Aparecido de Oliveira Melo, coordenador-geral do Crefito, enfatiza que essa situação já se arrasta por mais de uma década. Ele também ressalta o aumento significativo na demanda de atendimentos para pessoas com autismo, o que agrava ainda mais a crise.

Beto reconhece a importância da fisioterapia e o papel fundamental que esses profissionais têm na reabilitação e promoção da qualidade de vida.

“A fisioterapia é um serviço essencial. Temos condições de torná-la uma referência no atendimento descentralizando e podendo implantar centro de reabilitação nas sete regiões de Campo Grande. Estou comprometido em trabalhar junto ao Crefito para garantir a valorização e autonomia da profissão”, afirmou, ressaltando sua experiência pessoal com a fisioterapia e a transformação que ela pode proporcionar.

Beto assinou um termo comprometendo-se a promover a valorização da profissão e buscar soluções para que a população tenha acesso a atendimento especializado de qualidade.

A pandemia de Covid-19 trouxe à tona a importância dos fisioterapeutas, especialmente nos tratamentos respiratórios e nas UTIs, fazendo com que a profissão ganhasse destaque e reconhecimento.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Torcida pelo Brasil aquece noite de acolhimento no Parque Ayrton Senna

A segunda noite da terceira fase da operação Inverno Acolhedor foi marcada por um cenário diferente no Parque Ayrton Senna. Além de oferecer proteção...

Polícia investiga tentativa de homicídio em Maracaju

Ataque a tiros em vila mobiliza Polícia Militar Um homem escapou de uma tentativa de execução na noite desta terça-feira (23), na Rua Gilberto...

Anvisa aprova novo medicamento oral contra câncer de mama

Tratamento inovador é liberado para casos avançados da doença A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o registro de um novo medicamento oral indicado...

Ronilço cobra retomada imediata de licitação para obra na Tamandaré com Euler de Azevedo

Investimento de R$ 2,3 milhões busca melhorar fluxo e segurança viária na região O vereador Ronilço Guerreiro cobrou da Prefeitura de Campo Grande a retomada...