SES debate avanços do Telessaúde e implantação da teleconsultoria em Mato Grosso do Sul

A SES (Secretaria de Estado de Saúde) realizou entre os dias 12 e 14 de janeiro, uma série de reuniões técnicas para alinhar estratégias de fortalecimento do Telessaúde e ampliar o acesso às especialidades no Estado

Encontros realizados na Superintendência de Saúde Digital da SES, reuniram equipes da Secretaria de Estado de Saúde, da Fiocruz/MS (Fundação Oswaldo Cruz), da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) e da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande) para discutir a implantação da teleconsultoria assíncrona e o avanço das ofertas de telessaúde em Mato Grosso do Sul.

Os encontros fizeram parte de uma visita técnica da equipe do Telessaúde Santa Catarina/UFSC e tiveram como foco a qualificação do acesso às especialidades, a redução das filas de espera e a organização da rede assistencial, especialmente em um Estado com grande extensão territorial e municípios de pequeno porte.

Para o Secretário de Estado de Saúde, Maurício Simões, a saúde digital é estratégica para garantir acesso especializado de forma equitativa. “A telessaúde é essencial para um Estado com grandes distâncias e municípios menores. Ela melhora o acesso, reduz custos e torna o sistema mais eficiente”, destacou.

Durante as discussões, também foi reforçada a importância do fortalecimento da Atenção Primária como eixo estruturante do sistema. O secretário municipal de Saúde de Campo Grande, Marcelo Vilela, ressaltou que a organização da porta de entrada é decisiva para enfrentar as filas. “Fortalecer a Atenção Primária é fundamental para reduzir encaminhamentos desnecessários e a sobrecarga da rede. É um trabalho contínuo, que exige planejamento e parceria”, afirmou.

Entre as principais propostas debatidas está a implantação da teleconsultoria assíncrona, modelo em que o acesso inicial ocorre por teleatendimento antes do encaminhamento presencial ao especialista. Segundo a Superintendente de Saúde Digital da SES, Márcia Tomasi, a iniciativa começa pela endocrinologia em Campo Grande. “Estamos avançando na implantação da teleconsultoria assíncrona, com início na endocrinologia e perspectiva de expansão gradual para outros municípios e especialidades”, explicou.

A experiência acumulada pela UFSC no Telessaúde Brasil Redes também foi apresentada como referência para o Estado. O Consultor do Núcleo de Saúde Digital da UFSC, Marcos Maeyama, destacou o impacto do modelo na organização do acesso às especialidades. “A teleconsultoria permite qualificar o encaminhamento ao especialista, reduzir filas e dar mais eficiência ao fluxo assistencial. Essa experiência vem sendo adaptada à realidade de Mato Grosso do Sul, considerando as demandas locais e a capacidade da rede”afirmou.

Já a pesquisadora em Saúde Digital e Telessaúde da Fiocruz/MS, Milene Dantas, ressaltou a contribuição da instituição para a ampliação das ofertas no Estado. “A Fiocruz tem apoiado a expansão das ações de telessaúde, dentre elas, as teleconsultorias, qualificando a Atenção Primária, ampliando e fortalecendo o cuidado especializado por meio da saúde digital”, disse.

A implantação inicial ocorrerá em Campo Grande, com previsão de ampliação para outros municípios do Estado conforme a disponibilidade de equipes, infraestrutura e profissionais especializados, fortalecendo a integração entre Estado, municípios e instituições parceiras.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Idoso é achado morto dentro de saco em chácara no Assentamento Conquista

Vítima estava desaparecida desde o fim de semana Um idoso de 72 anos, identificado como Antônio Ormondes Pereira, foi encontrado morto em uma chácara no...

As Dez Mais

Terça, 23 de junho de 2024. Hoje é Dia das Viúvas. Logo mais as 19 horas acontece o 11º Leilão TopMS do Cavalo Criolo. Participem. Manchetes do...

Ampliação de vagas e novo concurso reforçam conquista histórica da luta dos trabalhadores da educação

A luta permanente da ACP e da FETEMS pela realização de concursos públicos e pela ampliação do quadro efetivo da educação pública estadual segue...

Pitbull invade casa e deixa idosa ferida na Vila Marli

Vítima sofreu ferimentos na cabeça e foi levada à Santa Casa Uma idosa de 75 anos ficou ferida após ser atacada por um pitbull que...