Seminário promove capacitação para otimizar emissão do Habite-se Declaratório

Com grande adesão dos profissionais da construção civil, aconteceu na noite da última quarta-feira (14) o Seminário Habite-se Declaratório, iniciativa que visa esclarecer os procedimentos e normas municipais, promovendo o diálogo e a troca de experiências quanto aos procedimentos necessários para a obtenção da Carta de Habite-se, na modalidade declaratória.

Para a arquiteta e urbanista, Thaila Maciel Freire, que já atua há 11 anos no mercado, as capacitações são importantes para sanar as muitas dúvidas dos profissionais. “Esse é um programa novo, que está sendo implementado na cidade, então ainda podem surgir muitos questionamentos. Assim, é importante os profissionais entenderem plenamente a legislação, tirarem suas dúvidas para que os processos tramitem mais rápido. Um meio de aproximar a Prefeitura de nós profissionais”, diz. 

O engenheiro civil, Gustavo Endrigo Lopes de Figueiredo, também participou do evento e comentou sobre sua experiência com a nova modalidade. “Ainda vejo algumas dificuldades nesse início, nessa transição. Mas, de forma geral, esse modelo torna mais ágil as tramitações, possibilitando a economia de tempo, deslocamento e materiais. Uma forma mais tranquila de concretizar a obtenção da Carta de Habite-se”.

A programação foi elaborada para oferecer um momento prático e interativo, permitindo que os participantes relatem dúvidas técnicas e operacionais. De acordo com o secretário Municipal de Meio Ambiente, Gestão Urbana e Desenvolvimento Econômico, Turístico e Sustentável (Semades), Ademar Silva Junior, é fundamental e necessária as parcerias com as entidades para estreitar as relações e melhorar o serviço. “Recebemos o convite do CREA-MS e hoje estamos aqui para atender esse pedido. Sabemos que um evento dessa magnitude é de extrema importância, pois você une o poder público, os técnicos municipais que têm a responsabilidade de aprovar esses documentos, aliados aos profissionais que têm a responsabilidade técnica junto aos seus clientes. Solucionando essas questões que certificam o crescimento da cidade de Campo Grande”.

A presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso do Sul (CREA-MS), Vânia Melo, concorda. Ela ressaltou que as parcerias vêm esclarecer procedimentos e dúvidas, além de acolher o corpo técnico da Semades “O papel do CREA é trazer essas discussões para atualizar nossos profissionais. Principalmente para que possamos fazer o nosso papel que é de proteção à sociedade. E possíveis entraves nos procedimentos implicam em vários setores da economia”.

O presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Mato Grosso do Sul (CAU/MS) reforçou a importância da união entre as instituições “A união do CREA e do CAU é de muita relevância, pois visam a promoção de eventos, voltados principalmente nesta área do urbanismo, na aprovação de projetos, que é uma matéria comum entre arquitetos e engenheiros. E temos o Habite-se Declaratório como um assunto novo, e nada mais relevante que essas formações continuadas para que os processos de aprovação ou regularização prossigam muito mais rápido e de forma eficiente”.

Além de detalhar os requisitos formais para a obtenção da Carta de Habite-se — documento indispensável para a regularização de imóveis —, o Seminário buscou explicar com maior clareza os procedimentos, possibilitando celeridade na conclusão dos processos. A programação incluiu orientações quanto a entrega dos as built da obra executada, ausência de informações obrigatórias no laudo técnico fotográfico; divergência entre a execução da obra e o projeto aprovado; erros em processos licenciados por Alvará Imediato; desconhecimento do Termo de Referência (TRHDC) documento orientador fundamental para o correto preenchimento e instrução do processo de habite-se declaratório.

“Queremos garantir um atendimento mais eficiente e transparente, reduzindo prazos e eliminando gargalos administrativos”, corroborou o secretário Ademar Silva Junior.

O impacto esperado deverá refletir em toda a cadeia do setor imobiliário: com menos entraves, as obras ganham agilidade, e os envolvidos no processo reduzem o acúmulo de demandas e, ao final, o proprietário recebe sua unidade habitacional dentro dos prazos previstos. Um avanço que beneficia e fortalece a comunicação entre a gestão municipal e a cadeia da construção civil, assegurando que os projetos atendam plenamente às normas técnicas.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Dr. Luiz Ovando destina R$ 1 milhão à UFMS e reforça compromisso com a educação

Ex-aluno e professor da instituição, Ovando participa do lançamento de investimentos em saúde, esporte e formação acadêmica A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul...

Nova Alvorada do Sul ganha unidade de saúde ampliada

Prefeitura e Governo do Estado entregam Unidade de Saúde em Nova Alvorada do Sul e reforçam investimentos na saúde pública. A população de Nova...

Idoso é espancado durante assalto na Avenida Guaicurus

Vítima de 74 anos sofreu múltiplas fraturas após reagir ao roubo Um homem de 74 anos ficou gravemente ferido após ser vítima de um roubo...

CPI do Transporte ganha força após relatório da Prefeitura

Prefeitura avalia medidas após identificar irregularidades na prestação do serviço A audiência pública promovida pela Prefeitura de Campo Grande reforçou as conclusões da CPI do...