terça-feira, 16/09/2025

Reitora do instituto federal de Mato Grosso do Sul será recepcionada na Universidad central del Paraguay e na Universidad Interamericana.

A reitora do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), professora Elaine Borges Monteiro Cassiano, será recepcionada nas sedes da Universidad Central del Paraguay e da Universidad Interamericana. Este é um momento especial para ambas as instituições paraguaias, que se unem para fortalecer laços de cooperação internacional e aprofundar o diálogo acadêmico com uma das mais importantes instituições de educação pública do Brasil.

A professora Elaine Borges Monteiro Cassiano foi eleita pela comunidade acadêmica do IFMS e recentemente reconduzida ao cargo de reitora para um novo mandato de quatro anos, evidenciando a confiança e o respeito que sua gestão conquistou. À frente do IFMS, a professora Elaine é responsável pela gestão e desenvolvimento de dez campi distribuídos em diferentes cidades do estado — Campo Grande, Aquidauana, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas. O IFMS destaca-se por oferecer educação profissional, científica e tecnológica, abrangendo desde cursos técnicos integrados ao ensino médio até formações de graduação e pós-graduação, sempre comprometido com a inovação e a inclusão.

É importante destacar que cada campus do IFMS conta com um diretor-geral responsável pela gestão local da unidade. Em Ponta Porã, por exemplo, essa função é desempenhada pelo professor Izidro dos Santos de Lima Junior, cuja atuação reforça a integração regional e a aproximação com o Paraguai.

A presença da reitora Elaine Cassiano hoje simboliza a intensificação da parceria entre Brasil e Paraguai, especialmente no estímulo a projetos integrados de ensino, pesquisa aplicada, mobilidade estudantil e transferência de tecnologia. Para a Universidad Central del Paraguay e a Universidad Interamericana, a visita representa uma oportunidade única de compartilhar experiências, promover intercâmbios e construir iniciativas inovadoras que beneficiem nossas comunidades acadêmicas e regionais.

Segundo o empresário da educação e produtor rural Carlos Bernardo, estes convênios e parcerias vêm enaltecer o empenho e o compromisso de todos aqueles que trabalham pela educação na fronteira entre Ponta Porã e Pedro Juan Caballero. Para ele, fortalecer esse elo entre as instituições brasileiras e paraguaias é fundamental para garantir o desenvolvimento educacional e social da região, criando novas oportunidades para jovens, professores e toda a comunidade.

A educação é, sem dúvida, uma força transformadora, e por meio da cooperação internacional, ampliamos horizontes, potencializamos talentos e contribuímos juntos para o desenvolvimento social e científico de nossos países. Esperamos que esta visita marque o início de uma colaboração estreita e produtiva entre o IFMS, a Universidad Central del Paraguay e a Universidad Interamericana.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Campo Grande joga com força total na copa assomasul em busca do bicampeonato

Campo Grande está pronta para brilhar na 21ª edição da Copa Assomasul de Futebol Amador. O maior campeonato da categoria no Centro-Oeste, é organizado...

Aberto período para contribuições de impacto de vizinhança

A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano (Planurb), informa que está aberto o prazo para...

”Dourados na rota do mundo”, diz Gianni Nogueira sobre inauguração do aeroporto

A vice-prefeita de Dourados Gianni Nogueira (PL-MS) comemorou a retomada dos voos no Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira de Dourados-MS após quatro anos...

Agência da Funsat consolida frequência de 70 encaminhamentos por dia em 2025

Sete encaminhamentos de emprego por hora e setenta entrevistas de emprego marcadas diariamente, são reflexos do 2025 da Funsat (Fundação Social do Trabalho), no...