sexta-feira, 19/09/2025

Principais doenças do bezerro na pecuária leiteira

Todos os profissionais da pecuária leiteira sabem da importância dos cuidados com a criação dos bezerros. Neste período de vida do animal, após o seu nascimento, pode haver uma maior incidência de doenças por conta da baixa imunidade. Os bezerros recém-nascidos ou aqueles que não adquiriram ou que possuem uma imunidade muito frágil são mais propensos a essas doenças.

DIARREIA

Doença causada por vários agentes infecciosos (bactérias, vírus, infecção por protozoários) podendo ser resultado da combinação de ambiente inadequado, imunidade baixa dos animais e contato com agentes infecciosos, causa grandes prejuízos e apresenta alta taxa de mortalidade.

SINTOMAS

Fezes pastosas com desidratação intensa, rabo levantado, cólicas, boca e focinho secos. A manutenção de um ambiente limpo e higiênico, fornecimento correto do colostro e evitar a superlotação de bezerros ajudam a evitar a doença.

PNEUMONIA

Doença multifatorial, causada pela interação de um ou mais microrganismos com condições estressantes. As manifestações podem variar desde subclínicas a agudas e fatais. A maior parte dos quadros de pneumonia ocorre entre 6 a 8 semanas de idade com a presença de febre alta, fraqueza, secreções catarrais, temperatura retal acima de 41°C, dificuldade respiratória e diarreia.

TRISTEZA PARASITÁRIA BOVINA

É uma doença transmitida pelo carrapato ou insetos hematófagos. Animais com baixa resistência, como os bezerros nos primeiros dias ou meses de vida, possuem maior vulnerabilidade à tristeza parasitária. Os sintomas são febre e anemia, urina escura parecida com sangue, respiração ofegante e desidratação, podendo levar o animal à morte.

ONFALOFLEBITE

É um processo inflamatório da veia umbilical, causada pela cura inadequada do umbigo. A infecção provoca a onfalite que impede a cicatrização e o canal do umbigo permanece aberto, facilitando a entrada de microrganismos. Sintomas, aumento do umbigo e dores abdominais. A evolução do quadro gera hepatite, peritonite ou abscesso hepático. Quadro que pode ser facilmente evitado fazendo a correta cura do umbigo e realizando a desinfecção com produtos recomendados, como o iodo. Fica a dica!

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

SONORA: Prefeitura entrega títulos de regularização fundiária e realiza sorteio do IPTU 2025

A Prefeitura Municipal de Sonora realizou na manhã desta sexta-feira, 05 de setembro, um importante evento que marcou a entrega de 62 títulos de...

Queda nos casos de covid-19 anima autoridades de saúde no RJ

O mais recente boletim Panorama Covid, divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ), aponta uma tendência de redução nos...

Câmara Municipal celebra dia da comunidade japonesa e Roberto Higa é homenageado pelo vereador professor Riverton

A Câmara Municipal de Campo Grande realizou, nesta semana, sessão solene em comemoração ao Dia da Comunidade Japonesa, reunindo autoridades, lideranças e representantes da...

Câmara aprova PEC da Blindagem; texto vai ao Senado

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (16), em dois turnos, a chamada PEC da Blindagem, que endurece as regras para o andamento de...