A Polícia através da DECON deflagrou hoje (30) a operação “DAMAGE” para combater a pirataria e proteger a propriedade intelectual. A ação, realizada em parceria com o PROCON Estadual, resultou na apreensão de produtos falsificados em uma rede de revenda de celulares e acessórios em Campo Grande.
O delegado Reginaldo Salomão destacou os riscos associados à pirataria, como a venda de carregadores que podem explodir e danificar aparelhos, colocando a saúde dos consumidores em risco. Durante a operação, foram utilizadas seis viaturas e 22 policiais. Além de oito fiscais do PROCON, que avaliaram a originalidade dos produtos nas lojas.
As apreensões ocorreram em cinco estabelecimentos na região central, resultando em 142 sacos de acessórios da marca Apple, totalizando uma tonelada de produtos avaliados em R$ 1,5 milhão. Os gerentes das lojas foram levados à DECON para prestar esclarecimentos.
A DECON reforçou que esta operação é apenas o começo de um esforço contínuo contra a comercialização de produtos falsificados. O PROCON-MS alertou os consumidores sobre os riscos de adquirir produtos não originais, recomendando desconfiança em relação a preços muito baixos e falta de informações sobre os fabricantes.
Denúncias podem ser feitas pelo Disque Denúncia 151, no aplicativo MS Digital ou no site do PROCON.