Para desenvolvimento do Brasil, Governo de MS participa de Pacto pela Transformação Ecológica

Para estabelecer um novo direcionamento ao desenvolvimento do Brasil, aliado a agenda ambiental e climática, o Governo de Mato Grosso do Sul participa do Pacto pela Transformação Ecológica, que envolve os Três Poderes – Executivo, Legislativo e Judiciário.

O governador Eduardo Riedel participou na tarde de quarta-feira (21), em Brasília (DF), da formalização do Pacto, que tem como objetivo fortalecer a posição do Brasil no cenário internacional, como protagonista global nas áreas de segurança ambiental, climática e alimentar. Pela primeira os Três Poderes se uniram em torno da agenda e para definir um novo rumo de evolução brasileira.

“Avalio de maneira muito positiva, pois acaba colocando o Brasil num eixo global, o da transformação ecológica. É uma demonstração clara que, institucionalmente, Executivo, Legislativo e Judiciário, estão convergindo em uma mesma linha de posicionamento estratégico do país, que tem muito a contribuir na segurança alimentar, transição, energética e desenvolvimento sustentável. O Mato Grosso do Sul está muito bem posicionado neste sentido e o que a gente vê aqui, é o Brasil se posicionando, o que é muito positivo. Nós temos uma capacidade de desenvolver com baixa emissão de carbono, com garantias de sustentabilidade da nossa biodiversidade, agregando emprego, renda, divisas, pelo grande ativo agroambiental que nós possuímos. Estas três grandes agendas fazem parte do pacto, segurança alimentar, transição energética e desenvolvimento sustentável. Parabéns ao Brasil”, disse Riedel.

A partir de relações sustentáveis com a natureza e seus biomas, a transformação ecológica é uma mudança nos paradigmas econômicos, tecnológicos e culturais em prol do desenvolvimento, e assim possibilita a geração de riqueza e sua distribuição justa e compartilhada, com melhoria na qualidade de vida das gerações presentes e futuras.

Governadores e demais líderes nacionais reunidos em Brasília (Foto: Marina Ramos/Câmara dos Deputados)

O Pato pela Transformação Ecológica entre os Três Poderes tem como objetivos a sustentabilidade ecológica, desenvolvimento econômico e sustentável, justiça – social, ambiental e climática –, direitos das crianças e gerações futuras, resiliência a eventos climáticos extremos.

“A partir do momento que os poderes se unem em torno de uma agenda, fortalece a agenda. Quando falamos em pauta verde, a gente tem que deixar muito claro que estamos falando de desenvolvimento sustentável. Isso é emprego, renda, divisas, possibilidade de bem-estar com responsabilidade ambiental”, afirmou o governador.

Divididas em três eixos, são previstas 26 medidas que devem ser implantadas por um comitê gestor conjunto. Entre as prioridades estabelecidas, as ações têm envolvimento direto dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Para a mudança de rumos do Brasil, todos se comprometem a atuar em harmonia e de forma integrada. 

A cerimônia de assinatura do pacto foi no Palácio do Planalto, em Brasília (DF), com a participação dos representantes dos Três Poderes – o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, além dos presidentes Rodrigo Pacheco (Senado), Arthur Lira (Câmara dos Deputados) e Luís Roberto Barroso (Supremo Tribunal Federal – STF).

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Milho recua com expectativa de safra maior

Cepea aponta maior flexibilidade dos vendedores com o avanço inicial da colheita O mercado brasileiro de milho segue pressionado pela expectativa de aumento da oferta...

Algar e Usina Coruripe levam 4G ao Triângulo Mineiro

Programa estadual viabiliza infraestrutura com foco em conectividade no campo A Algar e a Usina Coruripe vão implantar infraestrutura 4G em 69,8 mil hectares na...

Podcast Na Boca do Povo bate recorde de interação e reúne grandes nomes em noite especial

Neste episódio, o apresentador Santhiago Filho recebeu José Nascimento Sobrinho, Cristiane Batista e Lye Meireles. O programa contou ainda com o Momento da Beleza com...

Operação da PM fecha reciclagem clandestina em MS

Fumaça tóxica leva à descoberta de ferro-velho ilegal próximo a hospital A Polícia Militar apreendeu cerca de 105 Kg de fios de cobre e interditou...