O MPMS, por meio do GAECO e da Promotoria Eleitoral de Nova Andradina, deflagrou a “Operação Fake Fire” para investigar a disseminação de fake news durante as eleições. A operação, iniciada na manhã de hoje (2), cumpre mandados de busca e apreensão em locais relacionados a um responsável por uma página de Instagram, “Nova Fogo”, conhecida por veicular desinformação.
As buscas, realizadas em dois endereços em Nova Andradina, resultaram na apreensão de R$ 5.409,00 em espécie, um celular e dispositivos de armazenamento. Além disso, o investigado, conhecido como “Pagodinho”, está sujeito a medidas cautelares, incluindo a instalação de uma tornozeleira eletrônica, restrições de deslocamento e proibições relacionadas à divulgação de informações eleitorais.
A Justiça alertou que o descumprimento das medidas poderá resultar em prisão preventiva. Os mandados foram expedidos pela Juíza Eleitoral da 5ª Zona Eleitoral de Nova Andradina, com a investigação sendo conduzida pelo Promotor Eleitoral e pelo GAECO.
Com informações do MPMS