Nesta semana, a enfermeira do trabalho Keyla Brito, do CEREST Pantanal, realizou uma ação de matriciamento em saúde do trabalhador no município de Miranda, área de abrangência da regional.
Durante o encontro, foram abordados temas fundamentais para a qualificação da atenção à saúde dos trabalhadores, com destaque para:
A importância do correto preenchimento do campo “ocupação” em todos os atendimentos realizados nos serviços de saúde;
A relação entre trabalho e processo de adoecimento, ressaltando que o trabalho é um importante condicionante e determinante da saúde;
A relevância da notificação de agravos relacionados ao trabalho, como acidentes e doenças ocupacionais, para fortalecimento da vigilância e formulação de políticas públicas.
Essas ações de matriciamento visam fortalecer o cuidado integral à saúde do trabalhador e da trabalhadora, promovendo o diálogo entre os profissionais da rede de atenção e a equipe técnica do CEREST.
O matriciamento é uma importante ferramenta de apoio técnico, que contribui para o reconhecimento dos riscos e agravos relacionados ao trabalho no território.
A iniciativa integra as ações estratégicas do CEREST Pantanal, sob coordenação de Gleidson Fontes da Rosa, em parceria com os municípios da região.
Contou com a participação de Laura Patrícia Bentos Acosta Silva, coordenadora do Programa Municipal de IST/AIDS/HV, que fez um breve relato sobre o funcionamento do SAE (Serviço de Assistência Especializada) e do CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento), com o objetivo de iniciar as articulações para a implantação do serviço em Miranda.
Contou com a participação de Mileni Belido dos Santos Benites, enfermeira da Vigilância em Saúde, e de Lucas Vera de Arruda, coordenador administrativo da Vigilância em Saúde do Trabalhador, além do coordenador da Atenção Primária à Saúde no município de Miranda-MS, Dalton Wagner.
Durante o encontro, foram apresentadas as notificações e abordada a importância da completude das informações relacionadas ao trabalho.