Operação Ferro Velho soma 35 ações nos dois primeiros meses

A Secretaria Especial de Segurança e Defesa Social de Campo Grande já realizou 35 operações da Operação Ferro Velho entre janeiro e fevereiro de 2026, número que representa quase um terço das 116 ações executadas ao longo de todo o ano passado.

Em 2025, além das 116 operações específicas da Operação Ferro Velho, foram realizadas 215 ações relacionadas a ocorrências de furto de fio elétrico, entre averiguações e constatações.

Já nos dois primeiros meses de 2026, além das 35 operações realizadas, dez pessoas foram abordadas durante as ações. O comparativo demonstra a intensificação das fiscalizações neste início de ano, com aumento do ritmo operacional em relação à média mensal de 2025.

No ano passado, 134 pessoas foram abordadas sob fundada suspeita e nove acabaram encaminhadas ou detidas. As equipes apreenderam aproximadamente 1.252 quilos de cobre sem origem comprovada, duas armas brancas, uma arma de fogo, dois aparelhos celulares Xiaomi, 17 metros de cabo de cobre, 10 metros de fio de telefonia, 20 hidrômetros e uma placa de trânsito com sinalização de “PARE”.

As operações contam com o emprego de 36 guardas civis metropolitanos, nove viaturas de quatro rodas e dez viaturas de duas rodas, além da vistoria em estabelecimentos do ramo de compra e venda de recicláveis. Em uma das etapas, 13 locais foram fiscalizados.

A iniciativa, coordenada pela Guarda Civil Metropolitana, ocorre nas sete regiões da Capital e tem como foco o combate ao furto e à receptação de fios e cabos elétricos, especialmente cobre, por meio de fiscalizações em ferros-velhos e estabelecimentos de reciclagem.

De acordo com o secretário especial de Segurança e Defesa Social, Anderson Gonzaga, as ações seguem protocolos permanentes e vêm sendo reforçadas para reduzir os impactos causados pelos furtos, como interrupções no fornecimento de energia, prejuízos à iluminação pública e riscos à segurança da população.

A Operação Ferro Velho é realizada com apoio da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Gestão Urbana e Desenvolvimento Econômico, Turístico e Sustentável, da Secretaria Municipal de Saúde Pública, da Vigilância Sanitária, da Secretaria Municipal de Finanças e Planejamento, além da concessionária de energia elétrica e de operadoras de telefonia e internet.

A população pode colaborar com denúncias anônimas pelo telefone 153, serviço gratuito e disponível 24 horas, ou pelo aplicativo 153 Cidadão.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Com mais de 50 cirurgias realizadas, Cassems assume protagonismo e responde por até 30% das cirurgias infantis do coração em MS

A instituição atinge maturidade técnica para casos de alta complexidade e responde por até 30% das cirurgias infantis no estado, eliminando a necessidade de...

Em Naviraí, Hashioka participa de entregas, anúncios de obras e investimentos do Governo do Estado

O deputado estadual Roberto Hashioka (Republicanos) participou, na manhã de sexta-feira, 19, da agenda oficial do governador Eduardo Riedel (PP) no município de Naviraí....

Deputado Junior Mochi celebra o trabalho de pastores que dedicam suas vidas ao próximo

O deputado estadual Junior Mochi realizou nesta segunda-feira (22) a entrega de Moções de Congratulação a lideranças religiosas de Campo Grande, em homenagem ao...

Moraes vê falta grave de Bolsonaro por posse de arma em casa

Defesa afirma que armamento foi entregue para reparo e estava inoperante O Ministro do STF Alexandre de Moraes apontou que o ex-presidente Jair Bolsonaro cometeu...