Mato Grosso do Sul é reconhecido internacionalmente por modelo pioneiro de saúde única

Mato Grosso do Sul foi reconhecido internacionalmente pela Universidade de Córdoba, na Colômbia, como referência na implementação do modelo de Saúde Única – abordagem que integra ações de saúde humana, animal e ambiental. O convite para participação no 5° Congreso Nacional y 2° Internacional de Semilleros de Investigación y Emprendimiento – CONASIE 2025 reforçou o protagonismo da SES (Secretaria de Estado de Saúde) na consolidação de políticas públicas inovadoras e intersetoriais.

Secretária-adjunta da SES, Crhistinne Maymone relembrou o início da estruturação do setor, que extrapola o conceito de saúde humana abrangendo a saúde animal e a preservação do meio ambiente como determinantes para se estabelecer uma qualidade de vida adequada.

Ela ressalta que a consolidação dessa política está prevista no PPA (Plano Plurianual) da Saúde 2024–2027, como eixo estratégico da gestão estadual.

A institucionalização do modelo foi consolidada com a criação da CSU (Coordenadoria de Saúde Única), inserida no organograma da SES por meio do Decreto nº 16.232, de 7 de julho de 2023, fortalecendo a governança, a integração entre áreas e a capacidade de resposta da gestão estadual.

“A incorporação da Saúde Única à gestão da secretaria é uma ação de Governo planejada como um processo estratégico, envolvendo articulação entre equipes técnicas, definição de prioridades integradas e alinhamento das ações de saúde humana, animal e ambiental. Essa iniciativa permite que a secretaria tome decisões mais rápidas e eficientes, otimize recursos e responda de forma coordenada aos desafios da saúde pública”, destaca.

Reconhecimento

A presença da SES no evento posiciona Mato Grosso do Sul como referência nacional e latino-americana em políticas públicas inovadoras em saúde.

“Nosso objetivo é que essa integração fortaleça a capacidade de resposta da secretaria diante de desafios complexos e consolide o estado como referência nacional e internacional em políticas públicas inovadoras, capazes de gerar impactos concretos e duradouros para a população”, enfatiza a coordenadora de Saúde Única da SES, Danila Frias, que participará do congresso na Colômbia como palestrante.

“O convite à Danila reforça o reconhecimento da expertise técnica e científica da Secretaria Estadual de Saúde de MS, ao mesmo tempo em que abre possibilidades concretas para a construção de parcerias e acordos de cooperação entre a instituição brasileira e a Universidade de Córdoba, fortalecendo o intercâmbio acadêmico, científico e institucional entre os dois países”, acrescentou Deivis Luján Rhenals, vice-reitor de Pesquisa e Extensão da Universidade de Córdoba.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Pitbull invade casa e deixa idosa ferida na Vila Marli

Vítima sofreu ferimentos na cabeça e foi levada à Santa Casa Uma idosa de 75 anos ficou ferida após ser atacada por um pitbull que...

STJ autoriza retorno de prefeito de Terenos ao cargo

Corte superior revoga afastamento, mas mantém restrições O Superior Tribunal de Justiça determinou o retorno do prefeito de Terenos, Henrique Budke, ao cargo após revogar...

Banco ligado a Edir Macedo é alvo de operação da PF

Justiça autoriza sequestro de bens em ação que mira gestão fraudulenta no setor financeiro A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira a Operação Miragem para investigar...

Paciente denuncia falta de exames no Cedip do Nova Bahia

Prefeitura de Campo Grande foi procurada e espaço segue aberto para manifestação Paciente em tratamento contínuo no Centro de Doenças Infecto-Parasitárias (Cedip), no bairro Nova...