segunda-feira, 15/09/2025

JARDIM: Município reforça compromisso com a logística reversa de óleos lubrificantes usados

A medida fortalece a responsabilidade compartilhada prevista na Política Nacional de Resíduos Sólidos e garante mais segurança ambiental para a população de Jardim.

Nesta sexta-feira (12 de setembro), foi realizada uma reunião técnica na sede da Vigilância em Saúde Ambiental, Vigilância Sanitária e Controle de Vetores com representantes da empresa LWART – Solução Ambiental, especializada em logística reversa de óleos lubrificantes usados ou contaminados (OLUC). O objetivo foi alinhar procedimentos e fortalecer as práticas de destinação ambientalmente adequada no Município de Jardim.

Durante o encontro, foram discutidas as exigências da legislação federal (Lei nº 12.305/2010 – Política Nacional de Resíduos Sólidos e Resolução CONAMA nº 362/2005), além da nova Regulamentação Municipal – atualmente em fase de adequações em diversas frentes –, que passa a tornar obrigatória a comprovação da coleta e destinação correta de óleos usados como condição para concessão e renovação de alvarás e licenças ambientais.

Estiveram presentes na reunião: Arcirio Pereira Polidoro, diretor do Departamento de Vigilância em Saúde e Ambiente; Marcos Antônio Ruiz, diretor do Departamento de Meio Ambiente; Antônio Carlos Santana Piazer, técnico-biólogo; João Vieira Junior, coordenador da Vigilância Sanitária Municipal; Wolney Rodrigues Vasques, coordenador da Vigilância em Saúde Ambiental, Jessica Amaral, gestora da filial de Campo Grande, Vagner Pereira, analista comercial, e Renato Jordan, gestor da filial de São Paulo da LWART.

O município reforça seu compromisso com a sustentabilidade e a proteção da saúde pública, exigindo que oficinas mecânicas, postos de combustíveis e demais estabelecimentos armazenem corretamente o óleo lubrificante usado, façam a entrega apenas a coletores autorizados e apresentem o Certificado de Coleta de Óleo (CCO) em seus processos de licenciamento.

De acordo com os representantes, a medida fortalece a responsabilidade compartilhada prevista na Política Nacional de Resíduos Sólidos e garante mais segurança ambiental para a população de Jardim.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Recém-nascido é abandonado em caixa de frutas em MS

Um bebê recém-nascido foi encontrado abandonado dentro de uma caixa de frutas na noite de domingo (7) nos fundos de uma casa na Rua...

Com mais de 21 mil inscritos, Governo de MS realiza prova escrita de concurso da Polícia Civil neste domingo

O Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da SAD (Secretaria de Estado de Administração) e da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça...

Técnica de enfermagem deixa UPA após esperar uma semana por vaga em hospital

Juliana Amaral de Almeida, técnica de enfermagem de 31 anos, está internada desde 2 de setembro na UPA Vila Almeida com insuficiência renal aguda...

Botafogo conquista título inédito do Brasileirão Sub-20 feminino

O Botafogo escreveu um novo capítulo em sua história no futebol feminino ao conquistar, nesta segunda-feira (8), o título inédito do Campeonato Brasileiro Sub-20....