terça-feira, 10/02/2026

HRMS oferece curso online para aprimorar atendimento a mães e recém-nascidos

O HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul) está oferecendo capacitação online e gratuita para profissionais de saúde de todo o Estado. As inscrições também são online e devem ser realizadas até o dia 10 de dezembro, exclusivamente pelo link https://www.cursos.ms.gov.br/Hrms/Home/DetalhesEvento/3165.

A iniciativa faz parte do programa ‘HRMS de portas abertas para o ensino’, que tem o objetivo de aprimorar o atendimento às mães e recém-nascidos em Mato Grosso do Sul, com foco na saúde da criança e aleitamento materno. O curso é uma realização da DEPQI (Diretoria de Ensino, Pesquisa e Qualidade Institucional) do HRMS, em parceria com a SES (Secretaria de Estado de Saúde) e a Escola de Governo de Mato Grosso do Sul, e com apoio técnico da Rede Educativa.

As aulas online são ministradas pelo médico pediatra Haroldo Luiz Lins e Silva e tratam de temas como promoção, apoio e proteção da amamentação, livre demanda, orientação sobre alojamento conjunto e boas práticas no parto, questões relacionadas à saúde da mulher e apoio permanente às mães lactantes. 

Diretora de Ensino, Pesquisa e Qualidade Institucional do HRMS, a médica Roberta Alves Higa explica que o curso compartilha a experiência da instituição, que, desde 2013, tem o selo Hospital Amigo da Criança, conferido pelo Ministério da Saúde. 

“No curso, priorizamos em compartilhar boas práticas no atendimento à gestante na reta final da gravidez e também no pós-parto. O conteúdo reúne a nossa experiência como Hospital Amigo da Criança e o que oferecemos de capacitação à nossa própria equipe ao longo dos anos. Para capacitar profissionais de outras regiões do Estado, transformamos o conteúdo em videoaulas, que, agora, estão à disposição gratuitamente”, explica.

O curso conta com 20 horas/aula e já capacitou 367 profissionais de saúde de 41 municípios sul-mato-grossenses. Também participaram profissionais de outros estados, como São Paulo, Rio de Janeiro, Pará e Paraná.

Mãe de um bebê que nasceu de 30 semanas, Beatriz Santos, 24 anos, conta que o acompanhamento profissional qualificado tem feito a diferença no desenvolvimento do primeiro filho, Henry, que completou um mês de vida. “Eu achei que ele não ia pegar o peito por ser muito prematuro. Estava ansiosa por esse momento, mas o atendimento da equipe ajudou muito. Elas passam informações e tiram todas as dúvidas que a gente tem”, afirma.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Trabalhador é prensado por caminhão na Rua Jeribá

Vítima de 52 anos teve suspeita de fratura no braço direito Um trabalhador de 52 anos ficou ferido após um acidente de trabalho envolvendo dois...

Coronel David destaca atuação do DRACCO e prejuízo bilionário ao crime organizado

A atuação contra o crime organizado em Mato Grosso do Sul ganhou reconhecimento oficial na Assembleia Legislativa. De autoria do deputado estadual Coronel David...

Alagamentos no Rio Aquidauana desalojam famílias

Rio atinge 8,05 metros e abrigo provisório atende moradores Na noite de quinta-feira (5), a Prefeitura de Aquidauana mantém atendimento contínuo às famílias atingidas pela...

Gerson Claro destaca estabilidade institucional e parceria entre Poderes na abertura do ano legislativo

O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), deputado Gerson Claro, reforçou a importância da parceria entre os Poderes e da...