O Governo Federal está preparando uma campanha publicitária para desmentir informações falsas que afirmam que a Receita Federal passará a taxar transações feitas via Pix. A fake news surgiu após o anúncio de novas regras para fiscalização de operações financeiras, com o objetivo de combater a lavagem de dinheiro e a sonegação fiscal. A desinformação foi amplificada nas redes sociais, especialmente por políticos de direita, e incluiu uma “deep fake” do ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
A estratégia de comunicação do Palácio do Planalto inclui vídeos e conteúdos para desmentir a falsa narrativa. As novas regras ampliam o monitoramento de transações, incluindo, além dos bancos tradicionais, também operadoras de cartões, aplicativos de pagamento e bancos digitais. Porém, a Receita Federal não terá acesso a dados pessoais das transações, mas apenas a informações sobre valores e volumes das transferências.
Apesar de um vídeo do presidente Lula, a fake news seguiu se espalhando, e o governo agora recorre a campanhas publicitárias para esclarecer a população e combater a desinformação.