O Governo de Mato Grosso do Sul iniciou a criação de um programa integrado para proteger e promover o desenvolvimento sustentável no Pantanal sul-mato-grossense. A proposta envolve ações coordenadas entre diferentes áreas, como educação, saúde, assistência social, segurança pública e meio ambiente, com foco nas populações dos 12 municípios da planície pantaneira e das regiões da Bacia do Paraguai.
O programa visa promover políticas públicas eficientes, incluindo conservação ambiental e atendimento às necessidades básicas da população, como acesso à saúde e educação. “A nossa crença é que a conservação precisa estar atrelada ao desenvolvimento sustentável”, afirmou Artur Falcette, secretário-adjunto da Semadesc.
A primeira reunião para a elaboração do programa ocorreu nesta segunda-feira (22), com a participação de representantes das diversas secretarias envolvidas. O Instituto Taquari Vivo será responsável pela coordenação técnica da proposta, que busca estruturar uma plataforma de desenvolvimento integrada, alinhando investimentos e ações estratégicas para a região.
Este é mais um passo no esforço do Governo do Estado para proteger o bioma e promover o bem-estar da população local, após a intensificação das ações de combate aos incêndios florestais em 2024.