quinta-feira, 18/09/2025

Governo de Mato Grosso do Sul fortalece ações para atendimento integral à população

Para continuar a fortalecer as políticas públicas e beneficiar toda a população de Mato Grosso do Sul, o Governo do Estado, por meio da SEC (Secretaria de Estado da Cidadania), formalizou acordos de cooperação técnica para implementar o Programa Observatório da Cidadania e a transferência de dados no âmbito do Projeto Cidadania 360.

A assinatura ocorreu durante visita do governador Eduardo Riedel as instalações da nova sede da SEC, pasta inédita do Governo de MS, criada em janeiro deste ano. O local abriga aproximadamente 100 servidores e ainda os colaboradores do Ceamca (Centro Especializado de Atendimento à Mulher, à Criança e ao Adolescente em Situação de Violência).

“O desafio é a gente realmente construir essa sociedade, cada vez melhor para todos. É fundamental essa união de esforços com o mesmo objetivo de quem está formulando e executando política pública para fortalecer a cidadania. E a universidade presente neste ambiente traz conhecimento, informação, bons critérios para se avaliar, direcionamento e resultado para se avaliar. A gente ganha muito em qualidade”, afirmou Riedel.

A Secretaria da Cidadania em Mato Grosso do Sul compreende as subsecretarias de Políticas Públicas para Mulheres, Povos Originários, Pessoa com Deficiência, Pessoas Idosas, Juventude, População LGBQTIA+, Promoção da Igualdade Racial e Assuntos Comunitários.

“Nós estamos unidos, em sintonia de propósitos para levar toda a política pública e garantir essa cidadania ativa. Quando o governador destaca o municipalismo ativo, ele mostra três grandes áreas que são a educação, a saúde e a assistência social, e que permite que os cidadãos sejam amparados, acessem as políticas públicas”, explicou a secretária Viviane Luiza.

Para promoção pesquisas e ações de identificação, planejamento e acompanhamento de programas e políticas públicas que contribuam para o desenvolvimento humano, social e econômico da população sul-mato-grossense foi assinado o acordo de cooperação técnica do Programa de Extensão Observatório da Cidadania de Mato Grosso do Sul.

“O Observatório é um ambiente que reúne pesquisadores de diferentes áreas que aplicam todo o seu conhecimento para levantar dados, discuti-los, identificar indicadores que possam efetivamente auxiliar os gestores públicos no sentido de formular políticas públicas eficazes”, disse o coordenador do Observatório da Cidadania, Samuel Leite de Oliveira.

Já o acordo de cooperação técnica – Projeto Cidadania 360 – unifica esforços para o repasse de dados e informações para apoiar a formulação e implementação de políticas públicas relacionadas às representatividades identitárias da SEC.

A visita contou com a presença do secretário Antônio Carlos Videira (Sejusp), além de Márcio Pereira (diretor-presidente da Fundect), reitor Marcelo Turine (UFMS), além de outras autoridades. A Sejusp e a Fundect também são partes da cooperação entre o Governo do Estado e a SEC.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Falta de água constante revolta moradores na Vila Nasser

Moradores da Vila Nasser, em Campo Grande, enfrentam problemas no abastecimento de água há quatro dias seguidos. Sem caixa d 'água em casa, muitos...

Papy destina R$ 535 mil para fraldas e insumos a PcDs em Campo Grande

Recursos vêm de emendas impositivas remanescentes e serão destinados à Secretaria de Saúde para atender crianças com deficiência, conforme demanda de mães atípicas. A Câmara...

Beneficiários devem ficar atentos para não perder o bolsa família em setembro

A Prefeitura de Campo Grande alerta as famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família (PBF) para a importância do cumprimento das condicionalidades de saúde e educação, que...

Vini Jr. fica no banco na estreia do Real Madrid

O técnico Xabi Alonso surpreendeu ao escalar o Real Madrid para a estreia na Liga dos Campeões da Uefa nesta terça-feira (16), contra o...