Golpistas estão se passando pelo produtor rural Walter Duch para aplicar golpes no mercado de grãos. Desde dezembro, mensagens enviadas pelo WhatsApp através do telefone (67) 9 9964-9001 para o armazém Bolsão, em nome de Duch, tentavam negociar a compra de cerca de 200 mil sacas de milho. Os criminosos apresentaram uma série de documentos, incluindo CAR – Cadastro Ambiental Rural, cartão do CNPJ e até uma cópia colorida da CNH – Carteira Nacional de Habilitação – do produtor, buscando conferir credibilidade à tentativa de fraude.
No entanto, o golpe foi descoberto quando um funcionário do armazém, desconfiado, entrou em contato com um gerente da fazenda de Walter Duch para confirmar a transação. “Eles apresentaram todos os documentos do produtor, mas conseguimos identificar o golpe antes que causassem prejuízo,” explicou o gerente da propriedade, Fábio, que prontamente comunicou a situação à Polícia e alertou a população. Até o momento tentativas de fraude também foram registradas nas cidades de Terenos e Deodápolis, a denúncia já foi registrada, e as autoridades estão monitorando os golpistas para capturá-los. O caso serve de alerta para empresários e produtores rurais da região, que devem redobrar a atenção em negociações, especialmente quando realizadas de forma remota.
Esse golpe reforça a necessidade de sempre confirmar a autenticidade de negociações, especialmente quando realizadas em nome de terceiros. Contatos diretos com os envolvidos ou visitas presenciais podem evitar prejuízos significativos. O gerente Fábio também fez um apelo à comunidade por meio da reportagem do Costa Rica em Foco: “Estamos divulgando o caso para que outros produtores e empresários não sejam enganados por essa fraude, reforçamos que qualquer negociação relacionada ao grupo deve ser confirmar conosco através do telefone corporativo (67) 9 9967-3266”
fonte: midiamax