sábado, 27/12/2025

Escolas do legislativo participam de reunião na ALEMS para troca de experiências

A Escola do Legislativo Senador Ramez Tebet promoveu, na manhã desta terça-feira (4), um encontro estratégico com representantes das Escola do Legislativo de Campo Grande, Dourados e Três Lagoas. O objetivo foi fortalecer a cooperação institucional, compartilhar experiências e estabelecer parcerias para a oferta de cursos e capacitações aos servidores e vereadores das câmaras municipais.

“Este encontro reforça o nosso compromisso com a promoção da educação legislativa no Estado. A Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa de Mato Groso do Sul [ALEMS] tem expertise e parcerias consolidadas que podem beneficiar as câmaras municipais. Queremos compartilhar experiências e criar uma rede de cooperação, que eleve o nível de capacitação dos servidores e vereadores. Juntos, podemos promover uma gestão pública mais qualificada, transparente e eficiente”, afirmou a Escola do Legislativo Senador Ramez Tebet, deputada Mara Caseiro (PSDB).

A parlamentar também enfatizou que o encontro também visa provocar e apoiar os municípios na criação de novas Escolas do Legislativo. “A expansão de novas escolas é estratégica para promover a educação política, difundir o funcionamento do Poder Legislativo e aproximar o cidadão das decisões que impactam sua comunidade”, disse Mara.

O encontro também contou com a presença de Marlene Figueira, presidente de honra, e do diretor Thiago Gonçalves, que recepcionaram os gestores municipais e conduziram as discussões sobre as possibilidades de colaboração entre as instituições. “Essas instituições desempenham papel fundamental na formação de servidores públicos, vereadores e cidadãos, promovendo o conhecimento sobre o funcionamento do Poder Legislativo e estimulando a participação social”, falou Thiago. 

Durante a reunião, Marlene apresentou as estruturas e os programas desenvolvidos pela Escola do Legislativo da ALEMS, incluindo cursos de capacitação, palestras e projetos. “Essas iniciativas possam ser compartilhadas com as demais escolas. Quando investimos na formação dos servidores, estamos investindo na qualidade dos serviços prestados à população. Estamos de portas abertas para compartilhar conhecimento e experiências”, destacou Marlene.

A vereadora Ana Paula Benitez Fernandes, diretora da Escola do Legislativo de Dourados, celebrou a iniciativa e demonstrou entusiasmo com as possibilidades de parcerias. “Este encontro foi extremamente produtivo. Muitas vezes, as câmaras municipais enfrentam desafios na oferta de capacitação aos seus servidores e vereadores por falta de recursos ou de estrutura. Poder contar com o apoio da Escola do Legislativo da ALEMS, que possui experiência consolidada e parcerias estratégicas, é uma oportunidade valiosa para nós”, ressaltou.

Entre os temas discutidos na reunião, destacaram-se a possibilidade de oferta de cursos à distância e a realização de eventos de capacitação. Também foi abordada a importância da troca de experiências entre as instituições, permitindo que boas práticas sejam replicadas e adaptadas às realidades locais.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Câmara avança com projeto que classifica genocídio morte de ucranianos

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 423/22, que reconhece como genocídio...

Deputado Rinaldo Modesto apresenta balanço do mandato com foco em educação, proteção social e desenvolvimento regional

O deputado estadual Professor Rinaldo Modesto (Podemos), divulgou balanço das principais ações do seu mandato na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS),...

Armas são apreendidas após caso de violência doméstica em Dourados

Uma equipe do 3º BPM apreendeu duas armas de fogo após atender uma ocorrência de violência doméstica no bairro Vila Progresso, em Dourados. O...

TRÊS LAGOAS: Radioterapia: Hospital Auxiliadora deverá investir mais de R$ 10 milhões para adquirir equipamento

O Hospital Nossa Senhora Auxiliadora, de Três Lagoas, foi habilitado pelo Ministério da Saúde a captar até R$ 10.658.492,00 para a compra de um...