terça-feira, 10/02/2026

Com fusão PSDB, Podemos e Republicanos, sigla terá Reinaldo e Soraya na disputa do Senado

O PSDB avançou nas negociações em busca de uma fusão com o Podemos, o Republicanos e o Solidariedade e o novo partido poderá ter dois candidatos ao Senado, o ex-governador Reinaldo Azambuja e a senadora Soraya Thronicke. Ainda existe a possibilidade do Republicanos lançar um candidato, que pode ser a vereadora Isa Marcondes, famosa por ter sido a dona da zona em Dourados.

A novo partido poderá ter a maior bancada na Assembleia Legislativa, com oito deputados, e na Câmara Municipal de Campo Grande, com nove vereadores. Só que os caciques vão precisar conquistar os atuais parlamentares, porque com a fusão eles acabam tendo a opção de se filiar a outro partido sem correr o risco de perder o mandato por causa da fidelidade partidária.

As negociações devem ser concluídas até o final de abril e serão decisivas em definir o futuro da política em Mato Grosso do Sul. O governador Eduardo Riedel (PSDB) aguarda o desfecho para definir por qual sigla vai disputar a reeleição em 2026. Favorito no pleito, o tucano vai considerar o fundo eleitoral e o tempo no horário eleitoral.

A situação mais complicada é de Reinaldo, apontado como favorito, mas vai depender da montagem do tabuleiro para não repetir a trajetória de outros favoritos que naufragaram nas urnas. O caso mais emblemático é de Pedro Pedrossian, que liderou as pesquisas em 2002, mas perdeu para o novato Delcídio do Amaral, então no PT, e para Ramez Tebet (MDB).

Além de Reinaldo, o novo partido terá Soraya, que não abre mão de buscar a reeleição. O Republicanos pode lançar um candidato.

A disputa pelas duas vagas no Senado ainda tem outros aliados dos tucanos, como o senador Nelsinho Trad (PSD), e um nome a ser definido pelo PP. A senadora Tereza Cristina (PP) avalia nomes, como o presidente da Assembleia Legislativa, Gerson Claro, o secretário municipal de Infraestrutura, Marcelo Miglioli, e o deputado federal Luiz Ovando, o Dr. Ovando.

O PL também sonha em lançar um candidato, que pode ser a vice-prefeita de Dourados, Giani Nogueira, ou o marido dela, o deputado federal Rodolfo Nogueira, caso Reinaldo não cumpra o acordo com Jair Bolsonaro de se filiar à legenda.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Crise no governo Starmer se aprofunda

Primeiro-ministro reconhece erros, pede desculpas públicas e enfrenta revolta crescente no próprio partido Keir Starmer vive um dos momentos mais delicados de seu mandato como...

Mulher dá à luz gêmeas sem saber que estava grávida

Tatiane Rodrigues, de 33 anos, não apresentava sintomas e só descobriu a gestação durante o trabalho Tatiane Rodrigues, de 33 anos, deu à luz gêmeas...

Presidente Bitto Pereira defende mandato de 10 anos para Ministros do STF

O Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso do Sul, Bitto Pereira, reforçou publicamente a necessidade de uma reforma estrutural...

Após danos das chuvas, Mochi solicita emergência estadual em Coxim

Deputado solicita apoio estadual para ações de resposta e reconstrução O deputado estadual Junior Mochi (MDB) apresentou, durante sessão plenária realizada nesta quinta-feira (05), indicação...