quinta-feira, 27/11/2025

Com fusão PSDB, Podemos e Republicanos, sigla terá Reinaldo e Soraya na disputa do Senado

O PSDB avançou nas negociações em busca de uma fusão com o Podemos, o Republicanos e o Solidariedade e o novo partido poderá ter dois candidatos ao Senado, o ex-governador Reinaldo Azambuja e a senadora Soraya Thronicke. Ainda existe a possibilidade do Republicanos lançar um candidato, que pode ser a vereadora Isa Marcondes, famosa por ter sido a dona da zona em Dourados.

A novo partido poderá ter a maior bancada na Assembleia Legislativa, com oito deputados, e na Câmara Municipal de Campo Grande, com nove vereadores. Só que os caciques vão precisar conquistar os atuais parlamentares, porque com a fusão eles acabam tendo a opção de se filiar a outro partido sem correr o risco de perder o mandato por causa da fidelidade partidária.

As negociações devem ser concluídas até o final de abril e serão decisivas em definir o futuro da política em Mato Grosso do Sul. O governador Eduardo Riedel (PSDB) aguarda o desfecho para definir por qual sigla vai disputar a reeleição em 2026. Favorito no pleito, o tucano vai considerar o fundo eleitoral e o tempo no horário eleitoral.

A situação mais complicada é de Reinaldo, apontado como favorito, mas vai depender da montagem do tabuleiro para não repetir a trajetória de outros favoritos que naufragaram nas urnas. O caso mais emblemático é de Pedro Pedrossian, que liderou as pesquisas em 2002, mas perdeu para o novato Delcídio do Amaral, então no PT, e para Ramez Tebet (MDB).

Além de Reinaldo, o novo partido terá Soraya, que não abre mão de buscar a reeleição. O Republicanos pode lançar um candidato.

A disputa pelas duas vagas no Senado ainda tem outros aliados dos tucanos, como o senador Nelsinho Trad (PSD), e um nome a ser definido pelo PP. A senadora Tereza Cristina (PP) avalia nomes, como o presidente da Assembleia Legislativa, Gerson Claro, o secretário municipal de Infraestrutura, Marcelo Miglioli, e o deputado federal Luiz Ovando, o Dr. Ovando.

O PL também sonha em lançar um candidato, que pode ser a vice-prefeita de Dourados, Giani Nogueira, ou o marido dela, o deputado federal Rodolfo Nogueira, caso Reinaldo não cumpra o acordo com Jair Bolsonaro de se filiar à legenda.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

 Parceria com estado dá origem ao IntegraJus Mulher e agiliza a proteção às vítimas

Em alusão à campanha mundial dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso...

Natal dos Sonhos começa pelos bairros e leva espírito natalino para todas as regiões da cidade

O Natal dos Sonhos 2025 começa no dia 29 de novembro e, neste ano, a primeira ação da programação, dentro do projeto Natal nos...

PF irá fiscalizar quentinhas de Bolsonaro na prisão

A Polícia Federal (PF) vai monitorar as refeições que o ex-presidente Jair Bolsonaro receberá durante sua detenção na Superintendência da corporação, em Brasília. A...

Zé Teixeira solicita recursos para saúde, agricultura e infraestrutura em MS

O deputado estadual Zé Teixeira, segundo vice-presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, apresentou três indicações voltadas à saúde, à agricultura familiar...