terça-feira, 27/01/2026

Com fusão PSDB, Podemos e Republicanos, sigla terá Reinaldo e Soraya na disputa do Senado

O PSDB avançou nas negociações em busca de uma fusão com o Podemos, o Republicanos e o Solidariedade e o novo partido poderá ter dois candidatos ao Senado, o ex-governador Reinaldo Azambuja e a senadora Soraya Thronicke. Ainda existe a possibilidade do Republicanos lançar um candidato, que pode ser a vereadora Isa Marcondes, famosa por ter sido a dona da zona em Dourados.

A novo partido poderá ter a maior bancada na Assembleia Legislativa, com oito deputados, e na Câmara Municipal de Campo Grande, com nove vereadores. Só que os caciques vão precisar conquistar os atuais parlamentares, porque com a fusão eles acabam tendo a opção de se filiar a outro partido sem correr o risco de perder o mandato por causa da fidelidade partidária.

As negociações devem ser concluídas até o final de abril e serão decisivas em definir o futuro da política em Mato Grosso do Sul. O governador Eduardo Riedel (PSDB) aguarda o desfecho para definir por qual sigla vai disputar a reeleição em 2026. Favorito no pleito, o tucano vai considerar o fundo eleitoral e o tempo no horário eleitoral.

A situação mais complicada é de Reinaldo, apontado como favorito, mas vai depender da montagem do tabuleiro para não repetir a trajetória de outros favoritos que naufragaram nas urnas. O caso mais emblemático é de Pedro Pedrossian, que liderou as pesquisas em 2002, mas perdeu para o novato Delcídio do Amaral, então no PT, e para Ramez Tebet (MDB).

Além de Reinaldo, o novo partido terá Soraya, que não abre mão de buscar a reeleição. O Republicanos pode lançar um candidato.

A disputa pelas duas vagas no Senado ainda tem outros aliados dos tucanos, como o senador Nelsinho Trad (PSD), e um nome a ser definido pelo PP. A senadora Tereza Cristina (PP) avalia nomes, como o presidente da Assembleia Legislativa, Gerson Claro, o secretário municipal de Infraestrutura, Marcelo Miglioli, e o deputado federal Luiz Ovando, o Dr. Ovando.

O PL também sonha em lançar um candidato, que pode ser a vice-prefeita de Dourados, Giani Nogueira, ou o marido dela, o deputado federal Rodolfo Nogueira, caso Reinaldo não cumpra o acordo com Jair Bolsonaro de se filiar à legenda.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

SES fortalece parcerias com a UFMS para ampliar diagnóstico e vigilância de doenças infecciosas

A SES (Secretaria de Estado de Saúde) fortalece parcerias com a UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) para ampliar o diagnóstico, a...

Catadores de caranguejo passam a ter direito ao seguro-defeso

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara aprovou, em dezembro, projeto de lei que inclui os catadores de caranguejo entre...

Piloto de Moto fica ferido em colisão no Taveirópolis

Um acidente entre um Ford Fiesta e uma motocicleta Yamaha Fazer 150 foi registrado no início da tarde desta sexta-feira (23), no cruzamento da...

Mudanças na Lei Maria da Penha protegem vítimas no trabalho público

A Comissão de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados aprovou em dezembro alterações na Lei Maria da Penha que definem regras de...