domingo, 14/09/2025

Boletim Epidemiológico: MS registra 10.358 casos confirmados de dengue

Mato Grosso do Sul já registrou 20.241 casos prováveis de dengue, sendo 10.358 casos confirmados em 2024, de acordo com dados do boletim da 22ª semana epidemiológica, divulgado na quarta-feira (5). Segundo o documento, 23 óbitos foram confirmados em decorrência da doença e outros 13 estão em investigação.

Nos últimos 14 dias Iguatemi lidera o ranking dos municípios com alta incidência da doença seguido por Itaquiraí e Juti.

Já os óbitos registrados ocorreram nos municípios de Maracaju, Chapadão do Sul, Coronel Sapucaia, Dourados, Laguna Carapã, Naviraí, Sete Quedas, Amambai, Paranhos, Ponta Porã, Aparecida do Taboado e Mundo Novo. Entre as vítimas, 11 delas possuíam algum tipo de comorbidade.

Vacinação

Ainda conforme o boletim, 49.509 doses do imunizante já foram aplicadas na população-alvo para a vacinação. Ao todo, Mato Grosso do Sul já recebeu do Ministério da Saúde 138.351 doses da vacina contra a dengue. O esquema vacinal é composto por duas doses com intervalo de três meses entre as doses.

A vacinação contra a dengue é recomendada para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, 11 meses e 29 dias de idade, faixa etária que concentra o maior número de hospitalização por dengue, dentro do quadro de crianças e adolescentes de 6 a 16 anos de idade.

Chikungunya

Em relação à Chikungunya, o Estado já registrou 4.780 casos prováveis, sendo 645 confirmados. Não há óbitos registrados. Segundo dados do período compreendido entre a semana epidemiológica 21 até a semana epidemiológica 22, apenas o município de Iguatemi possui alta incidência da doença.

A SES alerta que as pessoas devem evitar a automedicação. Em caso de sintomas de dengue ou Chikungunya, a recomendação é procurar uma unidade de saúde do município.

Confira os boletins:

Boletim Epidemiológico Dengue SE 22 – 2024

Boletim Epidemiológico Chikungunya SE 22 – 2024

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Flávio Bolsonaro critica STF após condenação do pai

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) se manifestou nesta quinta-feira (11) nas redes sociais contra a decisão do STF que formou maioria pela condenação do...

Defensoria cobra Estado para garantir fornecimento de canabidiol a paciente com fibromialgia

Uma mulher de 55 anos, moradora de Campo Grande/MS, aguarda o fornecimento gratuito de medicamento à base de canabidiol para tratar fibromialgia. A decisão...

NOVA ALVORADA DO SUL: Prefeitura atua no nivelamento e patrolamento em Maria de Lourdes

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Obras está realizando nesta terça-feira (09) manutenção no bairro Maria de Lourdes, com foco na recuperação...

Ronda Escolar chega a Dourados e Ponta Porã e reforça segurança em mais 37 escolas de MS

Programa garante mais segurança e fortalece relação entre forças policiais, estudantes e famílias A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp-MS), por meio...