terça-feira, 1/07/2025

Aprovado o projeto de Antonio Vaz que cria comissão permanente de defesa dos direitos da criança, adolescente e juventude.

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul aprovou, nesta quarta-feira (23), em redação final, o Projeto de Resolução 2/2020, de autoria do deputado Antonio Vaz (Republicanos), que cria a Comissão Permanente de Defesa dos Direitos da Criança, Adolescente e Juventude. O texto agora segue para sanção do governador Eduardo Riedel.

A proposta foi aprovada em segunda discussão no dia 22 e representa um importante avanço na institucionalização de um espaço permanente dentro do Parlamento para debater e fiscalizar políticas públicas voltadas à infância e juventude.

O projeto, protocolado originalmente no ano de 2020, nasce da experiência e compromisso do deputado Antonio Vaz com a causa da infância e juventude. Com a aprovação definitiva na Casa de Leis, a expectativa é que a nova comissão se torne um canal ativo de participação, fiscalização e promoção de políticas públicas mais eficazes para este público tão importante da sociedade.

Para o deputado Antonio Vaz, a criação da nova comissão é uma resposta à crescente vulnerabilidade enfrentada por crianças e jovens, especialmente diante das dificuldades econômicas e da exclusão social.

“Com essa comissão, garantiremos uma atuação mais firme e próxima às necessidades dessa população, assegurando que os programas governamentais sejam eficazes, bem aplicados e, acima de tudo, voltados para a transformação da realidade de milhares de jovens sul-mato-grossenses”, destacou Vaz.

A nova comissão terá entre suas atribuições:

  • Analisar e emitir pareceres sobre projetos de lei que tratem dos direitos da criança, adolescente e juventude;
  • Fiscalizar a aplicação de recursos públicos destinados a essa área;
  • Receber e investigar denúncias de violações de direitos;
  • Acompanhar programas e ações de órgãos estaduais e municipais;
  • Atuar em articulação com a Comissão de Direitos Humanos e com a Secretaria de Segurança Pública em casos de ameaça aos direitos fundamentais da juventude.

Com sua criação, a Assembleia Legislativa passa a contar com 17 comissões permanentes, reforçando seu compromisso com a proteção social e os direitos humanos.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Conflito no Oriente pressiona custos e exige cautela do agro

A escalada do conflito no Oriente Médio acende o alerta no agronegócio brasileiro. Segundo análise da consultoria Markestrat, a tensão internacional deve elevar custos...

Mega-Sena acumula e prêmio vai a R$ 45 milhões

Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 2.880 da Mega-Sena, sorteado nesta quinta-feira (26), e o prêmio principal acumulou. Para o próximo sorteio, no...

Fórum debate diretrizes do Novo Plano Estadual de Educação com participação de educadores

As oficinas de diagnóstico promovidas pela Comissão do Plano Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul foram realizadas nos dias 23 e 24...

Campo Grande realiza I Colóquio da REME em alusão à semana do migrante e refugiado.

A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), realizou nesta terça-feira (24), no auditório do Centro de Formação Lúdio...