terça-feira, 17/02/2026

Aparecida do Taboado realiza a 1ª conferência municipal de saúde do trabalhador.

A Prefeitura de Aparecida do Taboado, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou com êxito a 1ª Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora. O evento aconteceu no dia 9 de abril de 2025, a partir das 13h (horário de Brasília), no Centro de Eventos do Sindicato Rural.

Organizada em parceria com o Conselho Municipal de Saúde (CMS), a conferência se destacou como um importante espaço de debate e construção coletiva, reunindo profissionais da saúde e representantes de diversas categorias trabalhistas. O objetivo principal foi discutir políticas públicas voltadas à promoção da saúde e segurança no ambiente de trabalho.

Com o tema “Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora como Direito Humano”, a conferência contou com uma palestra da psicóloga Isleia Nonis, que abordou questões fundamentais sobre o bem-estar no contexto laboral. A iniciativa reafirmou o compromisso do município com a valorização dos trabalhadores e trabalhadoras, promovendo a escuta qualificada e o fortalecimento da participação social.

Entre os principais objetivos do encontro, destacaram-se a formulação de propostas voltadas à melhoria das condições de trabalho, à prevenção de doenças ocupacionais e ao fortalecimento da rede de atenção à saúde do trabalhador. Temas centrais como a Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, as novas relações de trabalho e a ampliação da participação popular na saúde e no controle social foram amplamente discutidos, reafirmando o compromisso com a promoção da saúde e a valorização dos trabalhadores e trabalhadoras.

Mais do que um evento pontual, a conferência reafirmou o compromisso da administração municipal com a dignidade humana, a justiça social e a defesa dos direitos dos trabalhadores, incentivando o protagonismo da classe trabalhadora na construção de uma cidade mais justa e inclusiva.

Durante sua fala, a secretária municipal de Saúde, Daiane Pupin, destacou a importância de abordar a saúde mental dos servidores do setor. “Esse é o momento de conversarmos sobre a saúde emocional dos profissionais, propondo ações que sejam efetivas e tragam melhorias reais para o dia a dia de cada um”, afirmou.

Além da secretária Daiane Pupin, estiveram presentes a secretária adjunta de Saúde, Lidiane Souto; o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Fernando Ajala; a primeira-dama, Verônica de Paula; a secretária adjunta de Governo, Anamélia Rosa; o diretor da FESAT, Robson Souto; entre outros representantes da gestão pública e da sociedade civil.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Ação contra tráfico de animais apreende 35 aves em MT

Operação do Ibama em Várzea Grande resgata aves silvestres, aplica multas de quase R$ 300 mil e combate criadouros ilegais Durante operação de combate ao...

Beto Pereira volta à presidência do PSDB

O deputado federal Beto Pereira será oficializado como presidente estadual do PSDB, cargo anteriormente ocupado por Reinaldo Azambuja, que migrou para o PL. Reconduzido...

MPMS apura irregularidades do CEM

Falhas estruturais e equipamentos parados motivaram apuração do MPMS A 32ª Promotoria da MPMS instaurou Inquérito Civil para apurar irregularidades na Unidade Especializada de Reabilitação...

Agems intensifica fiscalização no transporte na Operação Carnaval Seguro

Nas primeiras horas da última sexta-feira (13), quando muitos foliões já começaram a se deslocar para cidades com tradicionais festejos de Carnaval e outros...