quinta-feira, 19/09/2024

AGEMS e ANTT realizam megaoperação contra o transporte clandestino em Mato Grosso do Sul

A Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos (AGEMS) e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) uniram forças para realizar uma grande operação de combate ao transporte clandestino em Mato Grosso do Sul. A ação conjunta, está sendo realizada em pontos e horários estratégicos e tem como objetivo reforçar a segurança e garantir a qualidade dos serviços de transporte terrestre oferecidos à população.

Fiscais da AGEMS e Assessoria Militar

Desde o estabelecimento inédito do Acordo de Cooperação Técnica, assinado em março deste ano, as duas instituições vêm intensificando esforços no combate ao transporte irregular.

O transporte clandestino representa um risco significativo para a segurança dos passageiros e a qualidade do serviço prestado. Sem regulamentação e fiscalização adequada, veículos clandestinos não seguem padrões mínimos de manutenção, nem garantem os direitos dos passageiros, como seguros e atendimento de emergência. Além disso, essa prática prejudica o transporte regular, que segue normas rigorosas para operar com segurança e eficiência.

União de esforços

Verificação do transporte regular.

Em mais uma etapa da parceria, fiscais da ANTT visitaram a sede da Agência Reguladora de Mato Grosso do Sul para conhecer de perto as atividades de fiscalização desenvolvidas no Estado. Durante a visita, eles tiveram a oportunidade de acompanhar o trabalho da Assessoria Militar, a primeira a ser constituída em uma agência reguladora no Brasil, e foram apresentados a projetos de destaque dentro da diretoria de Transportes, Rodovias, Ferrovias, Portos e Aeroportos.

“A união de esforços entre a AGEMS e a Agência Nacional de Transporte é fundamental para garantirmos um transporte seguro e de qualidade. O transporte clandestino é uma ameaça à integridade dos passageiros e ao sistema de transporte regular, por isso, precisamos agir com firmeza para combater essa prática”, afirmou o diretor-presidente da AGEMS, Carlos Alberto de Assis.

Coordenadora de gestão dos escritórios de fiscalização da ANTT Sabrina Gonçalves e Chefe de Escritório Regional da ANTT Caroline Bellucio

Coordenadora de gestão dos escritórios de fiscalização da ANTT Sabrina Gonçalves e Chefe de Escritório Regional da ANTT Caroline Bellucio

Chefe de Escritório Regional da ANTT e responsável pela fiscalização, Caroline Bellucio, destacou a parceria positiva entre as duas agências e a fiscalização consolidada em Mato Grosso do Sul.

“Nosso foco aqui é o combate ao transporte clandestino, principalmente nessa rota aqui de São Paulo-Corumbá, é também intensificar a presença da fiscalização da ANTT aqui no estado do Mato Grosso do Sul e também a integração com a AGEMS para fortalecer as duas fiscalizações, interestadual e intermunicipal. Estamos bem felizes com a parceria com a agência sul-mato-grossense, eles têm muito a acrescentar, assim nós, esperamos contribuir bastante no trabalho deles aqui na região do Mato Grosso do Sul”, afirma Bellucio.

No último mês, fiscais da AGEMS atuaram em conjunto com a ANTT e outras agências para coibir o transporte ilegal de passageiros no entorno do Distrito Federal, em uma operação que envolveu cerca de 20 agentes no primeiro dia, incluindo fiscais da ANTT, do Detran/DF e profissionais da Agência de Mato Grosso do Sul.

A parceria entre as agências é um marco no fortalecimento das políticas públicas voltadas para a segurança e a qualidade do transporte, promovendo uma mudança significativa na regulação e fiscalização do setor.

Operação que fortalece a segurança

Em Mato Grosso do Sul, a operação vai reforçar o combate ao transporte clandestino, trabalho que vem sendo executado com bastante empenho pelos fiscais da AGEMS. Por segurança e sigilo para o sucesso da operação, as cidades, locais e horários de barreiras não serão divulgados.

Caroline Tomanquevez, diretora de Transportes da AGEMS, destacou o trabalho incansável da equipe de fiscalização. “Os nossos fiscais têm realizado um trabalho exemplar na fiscalização do transporte terrestre, sempre com o objetivo de proteger o cidadão e garantir que os serviços prestados sejam seguros e eficientes. Operações como essa são essenciais para assegurar que o transporte público siga dentro da legalidade e com a qualidade que a população merece.”

A importância de ações como essa não se limita apenas a Mato Grosso do Sul, mas também é um exemplo para todo o país, reforçando a necessidade de uma fiscalização contínua e eficiente para combater práticas ilegais no transporte.

Denuncie o transporte clandestino

Denunciar o transporte clandestino é fundamental para proteger a integridade do sistema de transporte, garantindo que apenas serviços licenciados e fiscalizados ofereçam suporte seguro e de qualidade.

A chefe de fiscalização do transporte de passageiros da AGEMS, Aline Melo, explica como é fácil denunciar esse transporte ilegal.

Chefe de fiscalização do transporte de passageiros da AGEMS, Aline Melo.

“Denuncie o transporte clandestino entrando em contato com a nossa ouvidoria da agência, pelo número 0800-600-0506 ou pelo WhatsApp (67)3025-9505. Se você viu ou recebeu uma propaganda de carona em grupos de WhatsApp, no Facebook, ou soube de alguém que está realizando transporte clandestino, faça a denúncia. Ao denunciar, você estará ajudando a preservar vidas”, finaliza.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

spot_img

Mais notícias

Carro blindado protege motorista de tiros durante assalto

Motorista é salvo por carro blindado após um assaltante atirar a curta distância no bairro Cachambi, na zona norte do Rio de Janeiro. O...

Jovem tem faca cravada nas costas na Vila Nhanhá

Jovem de 27 anos foi gravemente ferido após ter uma faca cravada nas costas em na Vila Nhanhá, em Campo Grande. A vítima foi...

A história de Pedro Raimundo: Mas podem chamá-lo de “Pedro do Dayane”

SUCESSO NÃO OCORRE POR ACASOPEDRO RAIMUNDO DE OLIVEIRA, mas podem chamá-lo de Pedro do Dayane: Um exemplo de empreendedorismo e superação. Filho de cearense...

Setembro Amarelo: Assembleia promove sexta-feira palestra sobre saúde mental

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), no ensejo da campanha Setembro Amarelo, irá promover a palestra “Falando sobre Suicídio: Você não...