Sonho da casa regularizada se torna realidade para famílias de Cipolândia, em Aquidauana

O que antes era apenas um documento esperado por anos, na noite de= segunda-feira (30), se transformou em segurança, dignidade e um novo começo para dezenas de famílias do distrito de Cipolândia, em Aquidauana. Em uma cerimônia marcada por emoção, realizada na Escola Municipal Ada Moreira Barros, moradores receberam os primeiros títulos definitivos de seus imóveis por meio do programa de regularização fundiária.

A iniciativa integra uma ação conjunta entre Governo Federal, Governo do Estado e Prefeitura Municipal, levando segurança jurídica a quem, por muito tempo, viveu sem a posse formal de suas casas. A entrega faz parte de um pacote maior que vai beneficiar 384 famílias em Mato Grosso do Sul, sendo parte delas em Aquidauana.

Para muitos moradores, o documento representa mais do que um papel: é o reconhecimento oficial de uma história construída com esforço. Durante o evento, a diretora-presidente da Agehab (Agência de Habitação Popular do Estado de Mato Grosso do Sul), Maria do Carmo Avesani Lopez, destacou o impacto social da regularização fundiária.

“Hoje não estamos apenas entregando títulos, estamos garantindo dignidade. Cada documento entregue representa tranquilidade para essas famílias, que agora têm a segurança de que aquilo que construíram é, de fato, delas”, afirmou.

Representando o Ministério das Cidades, o ministro Jader Barbalho Filho ressaltou a importância da política pública habitacional como instrumento de transformação social. “A regularização fundiária é um dos pilares para reduzir desigualdades no país. Estamos assegurando direitos e promovendo cidadania para milhares de brasileiros que aguardavam por esse momento há anos”, disse.

O prefeito de Aquidauana, Mauro Luiz Batista, também enfatizou a relevância da ação para o município, destacando o trabalho conjunto entre os entes públicos. “Esse é um dia histórico para Cipolândia. É a prova de que, quando há parceria entre os governos, os resultados chegam para quem mais precisa. Essas famílias agora têm não só um documento, mas um futuro mais seguro”, pontuou.

Além da regularização, parte dos beneficiários também será contemplada com melhorias habitacionais, ampliando ainda mais o alcance social da iniciativa.

A noite foi marcada por aplausos, sorrisos e, em muitos casos, lágrimas de alegria. Para quem esperou anos pela regularização, o sentimento era unânime: o de finalmente poder chamar, com toda segurança, aquele espaço de lar.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Lei garante apoio psicológico e inclusão para mães atípicas em MS

Medida prevê assistência psicológica, ações sociais e campanhas educativas A partir desta terça-feira (16), MS passa a contar com uma nova política pública voltada ao...

Corte inédito na geração de energia acende alerta no setor sucroenergético

Cogeração enfrenta incertezas após primeiro curtailment nacional O primeiro corte de geração de energia determinado pelo Operador Nacional do Sistema (ONS) para usinas de cogeração...

Startup residente do Parktec está entre as mil mais promissoras do país

A Nivo, startup residente do Parque Tecnológico e de Inovação de Campo Grande (Parktec CG), foi selecionada entre as TOP 1.000 startups mais promissoras...

Caminhão vindo da Argentina levava arsenal de guerra escondido

Ação ocorreu na BR-277 em Santa Terezinha de Itaipu A Polícia Rodoviária Federal realizou a maior apreensão de fuzis de sua história durante uma fiscalização...