Sonho da casa regularizada se torna realidade para famílias de Cipolândia, em Aquidauana

O que antes era apenas um documento esperado por anos, na noite de= segunda-feira (30), se transformou em segurança, dignidade e um novo começo para dezenas de famílias do distrito de Cipolândia, em Aquidauana. Em uma cerimônia marcada por emoção, realizada na Escola Municipal Ada Moreira Barros, moradores receberam os primeiros títulos definitivos de seus imóveis por meio do programa de regularização fundiária.

A iniciativa integra uma ação conjunta entre Governo Federal, Governo do Estado e Prefeitura Municipal, levando segurança jurídica a quem, por muito tempo, viveu sem a posse formal de suas casas. A entrega faz parte de um pacote maior que vai beneficiar 384 famílias em Mato Grosso do Sul, sendo parte delas em Aquidauana.

Para muitos moradores, o documento representa mais do que um papel: é o reconhecimento oficial de uma história construída com esforço. Durante o evento, a diretora-presidente da Agehab (Agência de Habitação Popular do Estado de Mato Grosso do Sul), Maria do Carmo Avesani Lopez, destacou o impacto social da regularização fundiária.

“Hoje não estamos apenas entregando títulos, estamos garantindo dignidade. Cada documento entregue representa tranquilidade para essas famílias, que agora têm a segurança de que aquilo que construíram é, de fato, delas”, afirmou.

Representando o Ministério das Cidades, o ministro Jader Barbalho Filho ressaltou a importância da política pública habitacional como instrumento de transformação social. “A regularização fundiária é um dos pilares para reduzir desigualdades no país. Estamos assegurando direitos e promovendo cidadania para milhares de brasileiros que aguardavam por esse momento há anos”, disse.

O prefeito de Aquidauana, Mauro Luiz Batista, também enfatizou a relevância da ação para o município, destacando o trabalho conjunto entre os entes públicos. “Esse é um dia histórico para Cipolândia. É a prova de que, quando há parceria entre os governos, os resultados chegam para quem mais precisa. Essas famílias agora têm não só um documento, mas um futuro mais seguro”, pontuou.

Além da regularização, parte dos beneficiários também será contemplada com melhorias habitacionais, ampliando ainda mais o alcance social da iniciativa.

A noite foi marcada por aplausos, sorrisos e, em muitos casos, lágrimas de alegria. Para quem esperou anos pela regularização, o sentimento era unânime: o de finalmente poder chamar, com toda segurança, aquele espaço de lar.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Criminoso morre em confronto com a polícia em operação em MS

Suspeito tinha passagem por homicídio, segundo a polícia Joarez Garcia Nogueira, de 23 anos, morreu durante uma operação integrada da Polícia Militar e da Polícia...

Três Lagoas completa 111 anos e tem apoio de Coronel David para continuar avançando

Neste dia 15 de junho, Três Lagoas celebra 111 anos consolidada como uma das principais forças econômicas de Mato Grosso do Sul. Polo industrial,...

BONITO: Prefeitura câmara municipal informam homologação de acordo judicial sobre o concurso público nº 01/2024

A Prefeitura de Bonito e a Câmara Municipal informam que a Justiça homologou o acordo firmado entre o Ministério Público de Mato Grosso do...

PRF escolta carga de Mounjaro contrabandeado em MS

Vigilância reforça combate ao comércio ilegal de emagrecedores na fronteira A PRF escoltou, na quinta-feira (19), uma carga com cerca de 20 mil medicamentos e...