sábado, 26/07/2025

Reitora do instituto federal de Mato Grosso do Sul será recepcionada na Universidad central del Paraguay e na Universidad Interamericana.

A reitora do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), professora Elaine Borges Monteiro Cassiano, será recepcionada nas sedes da Universidad Central del Paraguay e da Universidad Interamericana. Este é um momento especial para ambas as instituições paraguaias, que se unem para fortalecer laços de cooperação internacional e aprofundar o diálogo acadêmico com uma das mais importantes instituições de educação pública do Brasil.

A professora Elaine Borges Monteiro Cassiano foi eleita pela comunidade acadêmica do IFMS e recentemente reconduzida ao cargo de reitora para um novo mandato de quatro anos, evidenciando a confiança e o respeito que sua gestão conquistou. À frente do IFMS, a professora Elaine é responsável pela gestão e desenvolvimento de dez campi distribuídos em diferentes cidades do estado — Campo Grande, Aquidauana, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas. O IFMS destaca-se por oferecer educação profissional, científica e tecnológica, abrangendo desde cursos técnicos integrados ao ensino médio até formações de graduação e pós-graduação, sempre comprometido com a inovação e a inclusão.

É importante destacar que cada campus do IFMS conta com um diretor-geral responsável pela gestão local da unidade. Em Ponta Porã, por exemplo, essa função é desempenhada pelo professor Izidro dos Santos de Lima Junior, cuja atuação reforça a integração regional e a aproximação com o Paraguai.

A presença da reitora Elaine Cassiano hoje simboliza a intensificação da parceria entre Brasil e Paraguai, especialmente no estímulo a projetos integrados de ensino, pesquisa aplicada, mobilidade estudantil e transferência de tecnologia. Para a Universidad Central del Paraguay e a Universidad Interamericana, a visita representa uma oportunidade única de compartilhar experiências, promover intercâmbios e construir iniciativas inovadoras que beneficiem nossas comunidades acadêmicas e regionais.

Segundo o empresário da educação e produtor rural Carlos Bernardo, estes convênios e parcerias vêm enaltecer o empenho e o compromisso de todos aqueles que trabalham pela educação na fronteira entre Ponta Porã e Pedro Juan Caballero. Para ele, fortalecer esse elo entre as instituições brasileiras e paraguaias é fundamental para garantir o desenvolvimento educacional e social da região, criando novas oportunidades para jovens, professores e toda a comunidade.

A educação é, sem dúvida, uma força transformadora, e por meio da cooperação internacional, ampliamos horizontes, potencializamos talentos e contribuímos juntos para o desenvolvimento social e científico de nossos países. Esperamos que esta visita marque o início de uma colaboração estreita e produtiva entre o IFMS, a Universidad Central del Paraguay e a Universidad Interamericana.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Voucher Desenvolvedor: 238 alunos de cinco municípios já estão prontos para o mercado de tecnologia de MS

Com capacitação técnica gratuita e foco na empregabilidade, 238 alunos de cinco municípios de Mato Grosso do Sul estão concluindo o Programa Voucher Desenvolvedor...

As Dez Mais

Quinta, 24 de julho de 2025. Hoje é Dia de S. Cristóvão Manchetes dos diários da Capital: Correio do Estado: “Farra das gratificações leva ex-prefeito de Ribas...

Vem aí! Hugo Henrique lança álbum com Simone Mendes e mais estrelas do sertanejo

O clipe da faixa com Simone Mendes estreia no YouTube, no canal oficial do artista.

Anvisa veta produtos com rótulo que remete à Cannabis

A Anvisa proibiu nesta terça-feira (22) a venda e distribuição de quatro cosméticos que usavam a palavra “Hemp” nos rótulos, por entender que a...