Sonora sediou o III Aberto do Brasil de Xadrez com atletas do Brasil, Argentina e Paraguai

Entre os dias 18 e 21 de junho, o município de Sonora-MS foi palco do III Aberto do Brasil de Xadrez, um dos mais importantes torneios da modalidade no estado, reunindo 52 atletas do Brasil, Argentina e Paraguai. O evento faz parte do projeto “Potencializando Mentes Brilhantes”, realizado com o apoio da Prefeitura Municipal de Sonora e patrocínio da Engie Brasil Energia, por meio da Lei de Incentivo à Criança e ao Adolescente (FIA).

Desde sua criação em 2022, o projeto já impactou diretamente mais de 300 alunos, promovendo o desenvolvimento do raciocínio lógico, da concentração e das habilidades cognitivas através da prática do xadrez nas escolas e na comunidade.

O torneio contou com a participação de grandes nomes do xadrez internacional, como o Grande Mestre (GM) Neuris Delgado, do Paraguai, o Mestre Internacional (MI) Leandro Perdomo, da Argentina, além de nove Mestres Nacionais. Foram disputadas três modalidades: Blitz, Clássico e Xadrez 960, com uma premiação total de R$ 15 mil.

Entre os destaques de Sonora, está Anna Lauterer (16 anos): campeã feminina no Blitz, superando até Mestres Nacionais. Isabella Ramos também de Sonora, ficou com o 3º lugar feminino.

Classificação Geral – Categoria Absoluta:
GM Neuris Delgado (Paraguai)
MI Leandro Perdomo (Argentina)
MN Carlos Eduardo (Matupá-MT)

Destaques de Sonora:
Absoluto STD Sonora:
1º – Ygor de Oliveira Sandim (Sonora-MS)
2º – Leonardo Benjamim Dillemburg (Sonora-MS)
3º – Igor Silva Sarmento (Sonora-MS)

960 Feminino:
1º – NM Mariana Yassuda (Campo Grande-MS)
2º – Kariny Kaori Shikasho (Campo Grande-MS)
3º – Bianca Lauterer Rodrigues (Sonora-MS)

Sub-14:
1º – Guilherme H. Oliveira Roeder (Ponta Porã-MS)
2º – Fagner Morel Matos (Rondonópolis-MT)
3º – Leonardo Benjamim Dillemburg (Sonora-MSub-12:
1º – Matheus dos Reis Andretto (Campo Grande-MS)
2º – Rafaela Vilela Mattoso (Campo Grande-MS)

O torneio também proporcionou momentos únicos com as partidas simultâneas, nas quais o GM Neuris Delgado e a MN Mariana Yassuda enfrentaram vários enxadristas locais ao mesmo tempo, estimulando o aprendizado e o espírito esportivo.

A prefeita Clarice Ewerling destacou o orgulho de sediar um evento internacional como esse em Sonora:

“Nosso compromisso vai além do esporte. É sobre investir no desenvolvimento intelectual, na educação e na formação de cidadãos preparados para o futuro. O xadrez é uma ferramenta transformadora e, através desse projeto, seguimos potencializando mentes brilhantes em nossa cidade”, afirmou.

A realização do III Aberto do Brasil em Sonora reforça a posição do município como um polo em expansão na formação de novos talentos e na promoção da educação aliada ao esporte.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Messi ultrapassa Klose e vira maior artilheiro da história das Copas

Craque da Argentina decide contra a Áustria e entra para a eternidade Lionel Messi tornou-se o maior artilheiro da história das Copas do Mundo ao...

Caarapó conquista o primeiro lugar em alfabetização na Coordenadoria Regional de Educação de Dourados

A educação de Caarapó celebra mais uma importante conquista. De acordo com os resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica de Mato Grosso...

Imagens mostram colisão fatal que matou motociclista na Capital

Vídeo registra impacto que matou vigilante de 45 anos no cruzamento da Capital A vigilante Miriam Rosa Matos (45) morreu após ser atingida por uma...

Câmara promove audiência pública sobre direitos da população LGBTQIAPN+

Evento é aberto ao público e terá transmissão ao vivo A Câmara Municipal de Campo Grande realiza nesta sexta-feira (26), às 18h, a audiência pública...