sexta-feira, 14/11/2025

Aprovado o projeto de Antonio Vaz que cria comissão permanente de defesa dos direitos da criança, adolescente e juventude.

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul aprovou, nesta quarta-feira (23), em redação final, o Projeto de Resolução 2/2020, de autoria do deputado Antonio Vaz (Republicanos), que cria a Comissão Permanente de Defesa dos Direitos da Criança, Adolescente e Juventude. O texto agora segue para sanção do governador Eduardo Riedel.

A proposta foi aprovada em segunda discussão no dia 22 e representa um importante avanço na institucionalização de um espaço permanente dentro do Parlamento para debater e fiscalizar políticas públicas voltadas à infância e juventude.

O projeto, protocolado originalmente no ano de 2020, nasce da experiência e compromisso do deputado Antonio Vaz com a causa da infância e juventude. Com a aprovação definitiva na Casa de Leis, a expectativa é que a nova comissão se torne um canal ativo de participação, fiscalização e promoção de políticas públicas mais eficazes para este público tão importante da sociedade.

Para o deputado Antonio Vaz, a criação da nova comissão é uma resposta à crescente vulnerabilidade enfrentada por crianças e jovens, especialmente diante das dificuldades econômicas e da exclusão social.

“Com essa comissão, garantiremos uma atuação mais firme e próxima às necessidades dessa população, assegurando que os programas governamentais sejam eficazes, bem aplicados e, acima de tudo, voltados para a transformação da realidade de milhares de jovens sul-mato-grossenses”, destacou Vaz.

A nova comissão terá entre suas atribuições:

  • Analisar e emitir pareceres sobre projetos de lei que tratem dos direitos da criança, adolescente e juventude;
  • Fiscalizar a aplicação de recursos públicos destinados a essa área;
  • Receber e investigar denúncias de violações de direitos;
  • Acompanhar programas e ações de órgãos estaduais e municipais;
  • Atuar em articulação com a Comissão de Direitos Humanos e com a Secretaria de Segurança Pública em casos de ameaça aos direitos fundamentais da juventude.

Com sua criação, a Assembleia Legislativa passa a contar com 17 comissões permanentes, reforçando seu compromisso com a proteção social e os direitos humanos.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

As Dez Mais

Quarta, 12 de novembro de 2025. HOJE É DIA DO DIRETOR DE ESCOLA Faltam 43 dias para o Natal. Manchetes do Correio do Estado: Fraude no Bolsa Família...

Prefeitura mobiliza equipes para limpar e desobstruir vias após chuva forte

Desde a noite desta quarta-feira (12), a Prefeitura de Campo Grande mantém equipes da Defesa Civil, da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos...

Ronilço Guerreiro destina R$ 200 mil para revitalização da Praça da Vila Saraiva

O vereador Ronilço Guerreiro reforçou a cobrança para que a revitalização da Praça da Vila Saraiva seja realizada. Com duas emendas impositivas — uma...

As Dez Mais

Sexta, 14 de novembro de 2025. HOJE É DIA DA ALFABETIZAÇÃO Faltam 41 dias para o Natal Manchete do Correio do Estado: “Fações criminosas “entram” no contrabando de...