quinta-feira, 1/01/2026

Funsat realiza seleção para beneficiários Primit que atenderão a Sisep

Na manhã desta terça-feira (15), a Funsat (Fundação Social do Trabalho) realizou o início de mais uma análise de candidatos a beneficiários do Primt (Programa de Inclusão ao Mercado de Trabalho). A triagem foi exclusivamente voltada a direcionamento de futura mão de obra à Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos), e reuniu 30 participantes.

O departamento da pasta, responsável pelo cadastro reserva da política pública, atendeu o público interessado das 7h às 10h, com a coleta de documentação,  análise de perfis, e orientações sobre o programa. A captação segue na quarta-feira, 16 de abril, no mesmo horário de atendimento,  como distribuição de senhas por ordem de chegada. 

Critérios de aprovação 

O candidato precisa comparecer à Funsat com os seguintes documentos: Registro Geral de Identificação (RG), carteira de trabalho – CTPS (física ou digital); Inscrição no Cadastro de Pessoa Física – CPF; Comprovante de residência; Certidão de nascimento ou casamento; Certidão de nascimento ou RG e CPF, dos filhos, dependentes e agregados; Comprovante da escolaridade ou declaração de escolaridade; Certificado militar, quando couber; e CAD ÚNICO (atualizado).

Para se inscrever a alguma das vagas de recrutamento, é preciso que o cidadão tenha idade entre 18 (dezoito) anos até 67 (sessenta e sete) anos; esteja inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), mediante apresentação da Folha resumo (que consta a composição familiar), apresente o seu número de Identificação Social (NIS); esteja em situação de desemprego por período igual ou superior a 06 (seis) meses; e declare residência em Campo Grande há pelo menos um ano.

A Funsat informa ainda que as atividades a serem realizadas pelos beneficiários do Primt terão caráter emergencial, eventual e voluntário, na execução de serviços de interesse da Administração Pública Municipal, ou da comunidade local, com prioridade para atividades como limpeza, conservação e consertos diversos em praças, escolas, centros infantis, centros sociais, unidades de saúde ou assemelhados, aparelhos e canteiros públicos; além de roçada, capina, podas, varrição e conservação de locais públicos e preparação, entre outros.

Esperança na oportunidade de inserção

Para Jade Andrade, de 29 anos, o edital traz uma chance de encontrar uma ocupação e renda, situação que ajudará significativamente na procura por anúncios do Mercado de Trabalho formal. “Espero que dê certo, pois quero participar do programa. Conheço pessoas que já fizeram parte, e elogiaram bastante o Primt”, pontuou a candidata do Jardim Colorado.

Morador do Distrito do Anhanduí, Marco Antônio Ortega (56 anos) também buscou de forma inédita o acesso à oportunidade.  “Estou pronto, me organizei com tudo que pediram, só aguardando agora ser chamado. Sei que fará muito bem pra mim, principalmente pelo incentivo a fazer os vários cursos profissionalizantes”, relatou.

Com Alexandre Helio Silva de Carvalho, a ambição demonstrada foi a de retorno ao Primt, iniciativa que o acolheu em outra época por dois anos. “Cuidei da poda de árvores, gostava muito do serviço e será uma satisfação voltar. Lembro bem da motivação que fazer os cursos dava, exigência muito importante no programa”, falou o candidato de 44 anos, que veio do Jardim das Meninas.

Já no caso de Johnny Franco de Souza (33 anos) o possível recomeço no Primt vem para reforçar a luta por uma contratação para vendedor, que não aconteceu depois dele deixar o papel de beneficiário.

“Conseguindo voltar, terei um pagamento, uma referência, vou melhorar o currículo e assim irei concorrer com mais tranquilidade no meu objetivo. Vejo que isso é o que mais ajuda a gente, pois mantém a condição pra seguir tentando”, contou o candidato do Jardim Centenário, que em outra passagem fez parte da demanda de pintura de sinalização de vias em Campo Grande.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Idoso é flagrado deitado no chão gelado da UPA Universitário

Um idoso foi visto deitado diretamente no chão gelado da UPA do bairro Universitário, em Campo Grande, causando comoção entre os pacientes que aguardavam...

Retrospectiva 2025: NEGESP contribui para o fortalecimento da cultura de segurança e a qualificação da assistência no SUS de MS

Núcleo atua de forma transversal para reduzir danos evitáveis, qualificar processos e apoiar a melhoria contínua da assistência Criado em 2025, o NEGESP (Núcleo Estadual...

Rodolfo Nogueira assina pedido de CPMI para investigar Banco Master

O deputado federal Rodolfo Nogueira (PL-MS) assinou pedido de abertura da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) para investigar o Banco Master, em meio...

Ex-campeão de fisiculturismo de MS morre aos 30 anos

O ex-campeão estadual de fisiculturismo Kevin Notário Nunes morreu nesta sexta-feira (26), no Hospital Regional de Ponta Porã, a 346 km de Campo Grande....