segunda-feira, 29/12/2025

Em defesa das mães atípicas da Capital, Lia sugere presença de secretária na ALEMS para esclarecimentos

A deputada Lia Nogueira (PSDB) sugeriu ao parlamento estadual, na primeira sessão ordinária da Assembleia Legislativa deste ano, o convite à secretária municipal de Saúde de Campo Grande, Rosana Leite de Melo, para prestar esclarecimentos sobre a ausência no fornecimento de medicações, suplementos e insumos para pessoas atípicas.

Durante a sessão, mães atípicas ocuparam o plenário, mobilizando o debate entre os parlamentares, que, além de manifestarem compromisso com a pauta, também direcionaram pedidos de apoio para que o Governo do Estado possa suprir, de alguma forma, a carência dessas famílias.

“Está sendo tirado o direito não apenas dessas mães, mas também a vida dessas crianças que dependem disso. Se a administração de Campo Grande está sendo omissa com essas mães, tenho certeza de que o Estado de Mato Grosso do Sul não será, deixando-as sozinhas nessa luta”, enfatizou a deputada douradense.

Lia destacou que, enquanto o parlamento estadual avança nas políticas públicas de inclusão — como a lei de sua autoria que amplia o desconto de 60% no IPVA para pais e responsáveis por pessoas atípicas —, a gestão municipal da Capital caminha na direção contrária, desassistindo serviços essenciais para a qualidade de vida de crianças que convivem com autismo, síndrome de Down, entre outros transtornos, síndromes e deficiências.

“Que o parlamento busque uma forma de convidar a secretária para que ela venha aqui e possa explicar o que realmente está acontecendo. O que não pode mais acontecer é que, nessa luta pela inclusão, essas famílias fiquem sem acesso ao básico, ao mínimo que o Poder Público pode oferecer. É desumano, essa é a palavra que define esse cenário”, afirmou Lia Nogueira.

A parlamentar tem se destacado por diversas iniciativas em prol da comunidade atípica, trazendo para o parlamento suas próprias vivências pessoais enquanto mãe de um jovem autista e representando as dores de milhares de mães espalhadas pelos 79 municípios de Mato Grosso do Sul.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Dobra o número de veículos recuperados pelo Detran-MS nas rodovias

Levantamento feito pela Gerência Especial de Fiscalização e Patrulhamento Viário (GPAV) do Detran-MS mostra que o número de veículos recuperados nas rodovias de Mato...

Retrospectiva 2025: Pehosp consolidou novo modelo de financiamento hospitalar fortalecendo a rede SUS em MS

Nikola Jokic protagonizou uma noite histórica na NBA neste Natal, conduzindo o Denver Nuggets a uma vitória de 142x138 sobre o Minnesota Timberwolves. O...

Lei destina recursos para Petrobras Biocombustível

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei 15.307, de 2025, que libera R$ 3,3 milhões para a Petrobras Biocombustível. Os recursos...

Idoso é flagrado deitado no chão gelado da UPA Universitário

Um idoso foi visto deitado diretamente no chão gelado da UPA do bairro Universitário, em Campo Grande, causando comoção entre os pacientes que aguardavam...