terça-feira, 17/02/2026

Em defesa das mães atípicas da Capital, Lia sugere presença de secretária na ALEMS para esclarecimentos

A deputada Lia Nogueira (PSDB) sugeriu ao parlamento estadual, na primeira sessão ordinária da Assembleia Legislativa deste ano, o convite à secretária municipal de Saúde de Campo Grande, Rosana Leite de Melo, para prestar esclarecimentos sobre a ausência no fornecimento de medicações, suplementos e insumos para pessoas atípicas.

Durante a sessão, mães atípicas ocuparam o plenário, mobilizando o debate entre os parlamentares, que, além de manifestarem compromisso com a pauta, também direcionaram pedidos de apoio para que o Governo do Estado possa suprir, de alguma forma, a carência dessas famílias.

“Está sendo tirado o direito não apenas dessas mães, mas também a vida dessas crianças que dependem disso. Se a administração de Campo Grande está sendo omissa com essas mães, tenho certeza de que o Estado de Mato Grosso do Sul não será, deixando-as sozinhas nessa luta”, enfatizou a deputada douradense.

Lia destacou que, enquanto o parlamento estadual avança nas políticas públicas de inclusão — como a lei de sua autoria que amplia o desconto de 60% no IPVA para pais e responsáveis por pessoas atípicas —, a gestão municipal da Capital caminha na direção contrária, desassistindo serviços essenciais para a qualidade de vida de crianças que convivem com autismo, síndrome de Down, entre outros transtornos, síndromes e deficiências.

“Que o parlamento busque uma forma de convidar a secretária para que ela venha aqui e possa explicar o que realmente está acontecendo. O que não pode mais acontecer é que, nessa luta pela inclusão, essas famílias fiquem sem acesso ao básico, ao mínimo que o Poder Público pode oferecer. É desumano, essa é a palavra que define esse cenário”, afirmou Lia Nogueira.

A parlamentar tem se destacado por diversas iniciativas em prol da comunidade atípica, trazendo para o parlamento suas próprias vivências pessoais enquanto mãe de um jovem autista e representando as dores de milhares de mães espalhadas pelos 79 municípios de Mato Grosso do Sul.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Ibama autua responsável por pesca ilegal de mero em Candeias (PE)

Ibama autua responsável por pesca ilegal de mero em Candeias (PE)Espécie ameaçada de extinção teve captura divulgada nas redes sociaisMulta de R$ 5 mil...

Copa Verde 2026 terá 24 equipes e maior edição da história

Campeões da Copa Norte e Centro-Oeste garantem vaga na Copa do Brasil A CBF divulgou nesta quarta-feira os documentos técnicos da 13ª edição da Copa...

Funsat oferta 1.237 vagas hoje

A Agência de Empregos da Funsat (Fundação Social do Trabalho) oferece, nesta sexta-feira (13), um total de 1.273 vagas. As oportunidades foram registradas por...

Rodolfo Nogueira assina PEC que reduz IPVA

Medida fixa teto de alíquota do imposto e estabelece restrição para publicidade oficial O deputado federal Rodolfo Nogueira (PL-MS) assinou a Proposta de Emenda à...