quinta-feira, 17/07/2025

Polícia Civil inaugura 41ª sala lilás em MS

A Polícia Civil inaugurou nesta terça-feira, 11/06, em Naviraí-MS, a 41ª Sala Lilás do Estado e a 1ª a ser instalada em uma sede de Regional. O espaço é destinado ao atendimento de vítimas de crimes relacionados à violência contra mulheres, crianças e adolescentes.

Projetada para proporcionar um ambiente acolhedor, o espaço oferece móveis confortáveis, televisão e brinquedos para as crianças. O objetivo é acolher e encorajar as vítimas a denunciar os crimes, enquanto seus filhos se distraem sob a supervisão das mães.

A Sala Lilás é fruto de uma parceria entre o Estado e o Município e estão sendo instaladas também nos municípios sedes de regionais onde já existem Delegacias de Atendimento à Mulher (DAM). “Queremos que as vítimas tenham um atendimento acolhedor, em local específico não só durante o dia, mas também no período noturno”, explicou do Delegado-Geral da Polícia Civil – Lupérsio Degerone Lucio.

De acordo com o Secretário Executivo de Segurança Pública – Coronel Wagner Ferreira da Silva, a implantação da Sala Lilás gera uma mudança de comportamento na população. “Não é só uma sala. A violência doméstica é um desafio que enfrentamos no Mato Grosso do Sul, mas a nossa intenção é reduzir este problema que é gravíssimo na nossa sociedade. Que juntos possamos vencer este mal que nos assola”, comentou.

Em Naviraí, a Sala Lilás foi montada na 1ª Delegacia, que está situada na Rua Amélia Fukuda, 525, centro. A cerimônia de inauguração contou com a presença de diversas autoridade, dentre elas: o Secretário Executivo de Segurança Pública do Mato Grosso do Sul – Coronel Wagner Ferreira da Silva, que representou o Secretário de Justiça e Segurança Pública Antônio Carlos Videira e o Governador do Estado Eduardo Correa Riedel; o Delegado-Geral da Polícia Civil – Lupérsio Degerone Lúcio; o Diretor do Departamento de Polícia do Interior – Deleggado Jairo Carlos Mendes; o Coordenador do Departamento de Polícia do Interior – João Reis Belo; a a Assessora de Projetos – Delegada Christiane Grossi; Delegado Regional de Naviraí – Thiago Passos, Delegado titular da 1ª DP de Naviraí – Edson Ubeda; a  prefeita Rhaiza Rejane Neme de Matos, além dos delegados que compõem a Regional e taambém outras autoridades civis, militares e a população em geral.

Até o momento, já foram instaladas Salas Lilás nos seguintes municípios: Ribas do Rio Pardo, Rio Negro, Água Clara, Amambai, Caarapó, Bonito, Terenos, Maracaju, Nova Alvorada do Sul, Deodápolis, Glória de Dourados, Costa Rica, Angélica, Ladário, Camapuã, Eldorado, Iguatemi, Bandeirantes, Sonora, Chapadão do Sul, Miranda, Porto Murtinho, Anaurilândia, Anastácio, Paranhos, Selvíria, Sidrolândia, Brasilândia, São Gabriel do Oeste, Ivinhema, Itaporã, Jateí, Batayporã, Guia Lopes da Laguna, Dois Irmãos do Buriti, Douradina, Vicentina, Santa Rita do Pardo, Tacuru, Sete Quedas e Naviraí. A previsão é que, ainda este ano, pelo menos outros quatro municípios sejam contemplados.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Projeto de Antonio Vaz leva Banco Vermelho às ruas para reforçar combate à violência contra a mulher

Durante a sessão ordinária desta terça-feira (15), o deputado estadual Antonio Vaz (Republicanos) apresentou o Projeto de Lei 182/2025, que amplia o alcance da...

Imasul leva apoio e cidadania às margens do rio Paraguai em ação do ‘Povo das Águas’ no Alto Pantanal

Em uma jornada de cuidados com a população pantaneira, o Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) integrou, mais uma vez,...

Gianni Nogueira vice-prefeita de Dourados entrega proposta legislativa para Câmara de Caarapó

Gianni Nogueira, pré-candidata ao Senado e vice-prefeita de Dourados-MS entregou projeto legislativo ao presidente da Câmara de Caarapó vereador João Paulo, que proíbe contratação...

Ração contaminada mata 245 cavalos em quatro estados

Uma ração contaminada produzida pela Nutratta Nutrição Animal causou a morte de pelo menos 245 cavalos em Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro...