sexta-feira, 2/01/2026

Nioaque recebe cognome de “Vale dos Dinossauros”

Foi sancionada a Lei 6.222 de 2024, de autoria do deputado estadual Junior Mochi (MDB), que dá ao município de Nioaque o cognome de “Vale dos Dinossauros”. A nova norma foi publicada na edição do Diário Oficial desta terça-feira (23).

De acordo com a Secretaria Estadual de Educação, as pegadas na região podem ter sido deixadas por dinossauros há cerca de 140 milhões de anos e formam um sítio paleontológico em Nioaque, cidade a 170 quilômetros de Campo Grande.

Inicialmente, as pesquisas indicaram que as pegadas de dinossauros teriam sido deixadas no período Cretáceo. Assim, é provável que sejam de dinossauros bípedes de postura ereta, como os ornitópodes. Porém, também existe a possibilidade de se tratarem de rastros de terópodes, cujo exemplar popularmente conhecido é o tiranossauro.

Os vestígios fossilizados foram descobertos na década de 1980 e confirmados por pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro em 2015.  “A atribuição do título de Vale dos Dinossauros ao município de Nioaque impulsionará o turismo e contribuirá para o desenvolvimento econômico sustentável da região”, destacou o autor da lei.

Projeto

Tramita na Casa de Leis o Projeto de Lei 85/2024, de autoria do deputado Junior Mochi que dispõe sobre auxilio às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida nos estabelecimentos comerciais no Estado de Mato Grosso do Sul, e dá outras providências. A matéria segue para análise da Comissão de Constituição Justiça e Redação (CCJR).

tal auxílio será oferecido pelos hipermercados, supermercados e estabelecimentos comerciais congêneres, durante o horário regular de funcionamento. Em caso de necessidade, os funcionários devem auxiliar, isolada ou cumulativamente, pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida que estejam no interior do estabelecimento a fim de realizar compras. 

“O acesso equitativo a serviços essenciais, incluindo as compras diárias em estabelecimentos comerciais, é um direito fundamental que deve ser garantido a todas as pessoas, independentemente de suas capacidades físicas ou condições de mobilidade. A implementação deste projeto trará benefícios significativos, não apenas para as pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, mas para toda a comunidade, pois reafirma o compromisso com os valores de dignidade, respeito e igualdade”, justificou o deputado Junior Mochi. 

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

STF impõe prisão domiciliar a condenados por golpe de Estado

O STF determinou a prisão domiciliar de réus condenados por tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022, incluindo medidas como monitoramento...

Técnico do Valencia morre em naufrágio na Indonésia

Fernando Martín, treinador do time feminino B do Valencia, morreu ao lado de três de seus filhos após o naufrágio de uma embarcação na...

Nelsinho Trad viabiliza viaduto que pode se tornar ponto turístico

O viaduto viabilizado pelo senador Nelsinho Trad (PSD) em Campo Grande será construído no modelo estaiado, com cabos de aço ligados a torres centrais,...

SPU DE MS LIDERA RANKING NACIONAL DE ENTREGAS DE IMÓVEIS DA UNIÃO EM 2025

A Superintendência do Patrimônio da União em Mato Grosso do Sul (SPU/MS) encerrou 2025 como a unidade federativa que mais realizou entregas de imóveis...