segunda-feira, 16/02/2026

Lewandowski determina “pente-fino” na Penitenciária Federal da Capital

Penitenciária Federal da Capital passa por pente pino após a fuga de Rogério da Silva Mendonça (36), e Deibson Cabral Nascimento (34) vulgo “Tatu” ou “Deisinho”. O Ministro da Justiça e da Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, determinou a ação.

Após o episódio determinou-se um pente-fino em todas as cinco penitenciárias federais do país. A Polícia Federal acompanha os trabalhos.

Jamil Name Filho está preso em Mossoró desde o dia 5 de novembro de 2019, onde se encontra detido Marcelo Rios, o ex-guarda civil metropolitano de Campo Grande, após a deflagração da Operação Omertà.

As transferências para Mossoró dos presos na operação ocorreu após a descoberta do plano para matar o Delegado titular do GARRAS, Fábio Peró.

NOTA SECRETARIA NACIONAL DE POLÍTICAS PENAIS

Em relação à fuga de dois detentos da Penitenciária Federal de Mossoró, Estado do Rio Grande do Norte, na quarta-feira (14), o Ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, adotou as seguintes providências:

1. Determinou a ida do secretário Nacional de Políticas Penais, André Garcia, a Mossoró, acompanhado de uma equipe de seis servidores, para a apuração presencial dos fatos e a tomada das ações cabíveis no âmbito administrativo.

2. Acionou a Direção-Geral da Polícia Federal para abertura de investigações e o deslocamento de uma equipe de peritos ao local, com objetivo de apurar responsabilidades e de atuar na recaptura dos dois fugitivos, ação que já conta com o engajamento de mais de 100 agentes federais.

3. Ordenou a mobilização das Forças Integradas de Combate ao Crime Organizado (Ficco), que congregam as polícias federais e estaduais nas ações de repressão da criminalidade organizada, para colaborarem com os esforços de localização e prisão dos foragidos.

4. Instruiu a Polícia Federal (PF) para que efetuasse o registro dos nomes dos fugitivos no Sistema de Difusão Laranja da Interpol, bem como a sua inclusão no Sistema de Proteção de Fronteiras, para que sejam procurados pela comunidade policial internacional;

5. Mobilizou a Polícia Rodoviária Federal (PRF) para que realize o monitoramento das rodovias sob sua jurisdição e dê suporte à recaptura dos presos.

6. Mandou que fosse realizada uma imediata e abrangente revisão de todos os equipamentos e protocolos de segurança nas cinco penitenciárias federais.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Senado cria grupo para acompanhar tratado comercial com a UE

Senadores buscam ouvir produtores e empresários sobre impactos A Comissão de Relações Exteriores do Senado (CRE) anunciou a criação de um grupo de trabalho para...

Boletim Epidemiológico: MS registra 79 casos confirmados de dengue

Mato Grosso do Sul já registrou 816 casos prováveis de Dengue, sendo 79 casos confirmados, em 2026. Estes dados foram apresentados no boletim referente...

JARDIM: Primeiro baile de 2026 leva alegria e integração ao conviver com tema carnaval.

Com muita música, animação e espírito carnavalesco, os participantes celebraram a importância do convívio e da participação ativa nas atividades promovidas pelo município. O Conviver...

Segurança no campo: regras para uso de EPIs no trabalho rural

Chapéu e capacete devem ser utilizados conforme análise de riscos A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) divulgou nota técnica sobre o uso...