sábado, 27/12/2025

Zeca cobra regulamentação do Programa Selo da Agricultura Familiar de MS

O deputado estadual Zeca do PT apresentou requerimento em sessão ordinária realizada na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (Alems) nesta terça-feira (15), solicitando a publicação da resolução normativa por parte do Poder Executivo para o início efetivo do Programa Selo da Agricultura Familiar no Estado.

A solicitação busca saber qual a data prevista para a publicação do decreto, que definirá as regulamentações do programa em questão.

O requerimento tem o objetivo de atender o anseio de inúmeros agricultores familiares sul-mato-grossenses de diversos municípios do Estado, que buscam informações sobre o início efetivo do Programa Selo da Agricultura Familiar de Mato Grosso do Sul.

“As informações ora solicitadas são de suma importância, para que os agricultores familiares possam dar seguimento às medidas necessárias para adequação de sua produção às exigências da Lei 6.405/25, visando garantir os padrões de segurança alimentar e inocuidade de seus produtos, para que, com o selo, possam comercializar em todo o Estado”, justificou Zeca.

Vale destacar que o projeto do Selo da Agricultura Familiar foi construído pelo Governo do Estado a partir da proposta de Zeca de permitir a certificação e comercialização de produtos produzidos por agricultores familiares. Isto é, alimentos produzidos em assentamentos da reforma agrária, pequenas propriedades (chácaras, sítios), aldeias indígenas e comunidades quilombolas.

A iniciativa foi sancionada pelo governador do Estado, Eduardo Riedel, e publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) no dia 8 de maio de 2025.

O requerimento do deputado Zeca do PT foi encaminhado ao Governador do Estado de Mato Grosso do Sul, Eduardo Corrêa Riedel, com cópia ao Secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, Jaime Elias Verruck.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

PF prende homem com 80 cápsulas de cocaína no Galeão

A Polícia Federal prendeu em flagrante um homem que transportava cerca de 80 cápsulas de cocaína ingeridas, durante fiscalização de rotina no Aeroporto Internacional...

Indulto de Natal: Quem pode ser beneficiado e quem fica de fora

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou o decreto do indulto natalino, que concede perdão da pena a pessoas condenadas que atendam aos...

Marçal Filho é aprovado por 89,2% dos douradenses

O prefeito de Dourados, Marçal Filho (PSDB), encerra seu primeiro ano de mandato com 89,2% de aprovação, segundo pesquisa do Novo Ibrape. O levantamento...

Projeto em escola rural impulsiona inovação e permanência no campo em MS

Com apoio do Governo de Mato Grosso do Sul, a Escola Estadual Nova Itamarati, em Ponta Porã, desenvolve um projeto que alia educação, tecnologia...