Delas Day: Painel “Nascer, Viver e Empreender na Comunidade” evidencia a força das mulheres indígenas e quilombolas

Consolidado como o maior evento feminino de Mato Grosso do Sul, o Delas Day 2026 trouxe ao longo de dois dias em Campo Grande, uma programação com relatos autênticos de transformação. Trajetórias marcadas pela coragem ganharam evidência com a superação e o protagonismo feminino nos territórios tradicionais de Mato Grosso do Sul. O painel “Nascer, Viver e Empreender na Comunidade” reuniu mulheres indígenas e quilombolas que mudaram suas vidas e dos lugares onde vivem, através do empreendedorismo.

Painel com mulheres indígenas reuniu participantes do que mudaram a vida através do empreendedorismo. (Foto: Chico Ribeiro)

Marinalva Vicente, indígena do povo Atikum, da Aldeia Cabeceira, no município de Nioaque, foi umas das participantes do Empretec Indígena, realizado pela SEC (Secretaria de Estado da Cidadania) e o Sebrae/MS, destacou que o aprendizado representou uma verdadeira virada de chave, e que mais do que técnicas de gestão, o curso fortaleceu a autoconfiança e a tomada de decisão.

“O Empretec foi um momento riquíssimo que a gente viveu, a gente aprendeu a nos valorizar e ver o tanto que a gente é capaz de fazer as coisas acontecerem. Fizemos o seminário e no final a gente viu o tamanho da importância. As vezes a gente pensa que não tem com o que trabalhar, mas tem, esse seminário abriu portas. Esse investimento do Governo do Estado foi muito importante para dentro das comunidades, porque fez a gente se incentivar e a ter a certeza que unindo forças tudo dá certo.”

Já no painel com as mulheres quilombolas, Vera Lúcia Rodrigues dos Santos que é uma liderança quilombola da comunidade Furnas do Dionísio, localizada em Jaraguari, ressaltou, que empreender vai além da busca por sustento financeiro, trata-se de preservar saberes ancestrais, fortalecer a identidade coletiva e abrir caminhos para que as próximas gerações tenham mais oportunidades e autonomia dentro do próprio território.

“Estar nesse painel é muito gratificante, porque a gente veio aqui falar da nossa história, e eu sempre falo nós, porque é nós. E eu estou aqui porque outras mulheres estão comigo, e falar da nossa história é dar visibilidade para o nosso território, nos fortalece, abre caminhos. Esse evento, esse painel da visibilidade para todos os quilombos do Mato Grosso do Sul. Empreender tem muitos, desafios, muitas dificuldades, mas não podemos desistir, porque se Dionísio e Luiza tivesses chegado e desistido nós não estaríamos ali, a nossa persistência é o que queremos deixar para o futuro.”

Empretec

Reconhecido internacionalmente, utiliza metodologia desenvolvida pela ONU (Organização das Nações Unidas) e é considerado um dos principais programas de formação de empreendedores do mundo.

Com duração de 6 dias (60 horas), o seminário promove uma verdadeira imersão em autoconhecimento, desenvolvimento de características comportamentais empreendedoras e construção de visão estratégica de negócios, por meio de atividades práticas e desafios intensivos.

A parceria entre o Governo do Estado, através da SEC com o Sebrae já realizou 06 edições do Empretec em comunidades indígenas e a 1 em comunidade quilombola, sendo essa o primeiro do Mato Grosso do Sul.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Cacique Raoni apresenta melhora, mas segue internado na UTI

Equipe médica descarta cirurgia neste momento e mantém monitoramento intensivo O cacique Raoni, de 93 anos, apresentou melhora clínica e permanece internado na Unidade de...

Deputado Professor Rinaldo realiza Sessão Solene em homenagem ao Dia do Pastor Evangélico e entrega Medalha Pastor Gilson Breder

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul realiza nesta terça-feira (16), às 19h, no Plenário Júlio Maia, a Sessão Solene em homenagem ao...

Prefeitura e UCDB assinam parceria para criar Laboratório de Inovação Social

A Prefeitura de Campo Grande e a Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) oficializaram, nesta quarta-feira (17), a assinatura do Protocolo de Intenções e do...

Vereadora toma microfone e é vaiada durante inauguração da Casa do Artesão em Nova Alvorada do Sul

A inauguração da Casa do Artesanato de Nova Alvorada do Sul, realizada na noite desta sexta-feira (19), foi marcada por um momento de vexame...