segunda-feira, 27/10/2025

Vereador Zé da Farmácia encontra lixões a céu aberto nas Moreninhas.

Lamentavelmente, a presença de lixões em bairros é um problema em muitas regiões. Lixões a céu aberto podem causar sérios impactos ambientais e de saúde pública. A gestão inadequada de resíduos pode levar à contaminação do solo, água e ar, além de atrair pragas e contribuir para a propagação de doenças.

“A população local também pode desempenhar um papel crucial ao relatar e denunciar a presença de lixões às autoridades ambientais e de saúde. A conscientização sobre práticas adequadas de disposição de resíduos e a promoção de políticas de reciclagem e coleta seletiva também são medidas importantes para combater esse problema”; salienta o vereador.

Esses problemas normalmente estão sob a responsabilidade das prefeituras municipais, que devem tomar medidas para a adequada gestão de resíduos sólidos. Porém, em visita nas ruas Pariris, Jorge Amapá doce, Copaíba e Luiz Inácio de Souza, todas no bairro Moreninhas 3, foi destacado em nossa visita, uma presença imensa de resíduos deixados em áreas públicas, sem qualquer condição de salubridade da própria população que ali descarta.

“Não há percepção que aqueles que jogam lixo na região, também serão prejudicados, seja por doenças, por questões de indisponibilidade das vias, ou até mesmo, por recolhimento de cada vez mais impostos cobrados para essa devida limpeza” cita o parlamentar.

Apesar da promessa da prefeita Adriane Lopes de construção de 50 Ecopontos na cidade, hoje Campo Grande tem instalados cinco ecopontos para o recebimento de recicláveis, como metais, plástico, vidro, papel e papelão, além de resíduos gerados em construções, demolições e pequenas reformas, volumosos (mobílias, sucatas, sofás, geladeiras, guarda-roupas, madeiras) e resíduos provenientes de poda de árvores. No entanto, é comum que as autoridades municipais, incluindo prefeitos e prefeitas, anunciem iniciativas para melhorar a gestão de resíduos sólidos.

“Ecopontos são locais destinados à coleta seletiva e descarte adequado de materiais recicláveis, e sua expansão geralmente está alinhada a esforços para promover a sustentabilidade e a conscientização ambiental na comunidade” finaliza o vereador.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Zé Teixeira solicita investimentos para fortalecer saúde pública em MS

Os investimentos na área da saúde pública são primordiais para a população de Mato Grosso do Sul. Com esta preocupação, o deputado estadual Zé...

Funcionários passam mal após café em posto de saúde

A Polícia Civil de Santa Catarina investiga um caso de intoxicação que atingiu ao menos 12 pessoas em um posto de saúde no município...

Brasil e Indonésia firmam acordos; Lula confirma candidatura em 2026

O Brasil e a Indonésia selaram uma série de acordos de cooperação na madrugada de quinta-feira (23) em diversas áreas durante a visita oficial...

Cabine de carreta bitrem é destruída por incêndio em Corumbá

Uma carreta bitrem pegou fogo na Estrada Vermelha na manhã desta terça-feira (21), em Corumbá. O incidente aconteceu nos fundos de uma empresa de...