segunda-feira, 10/11/2025

Vereador Ronilço Guerreiro apresenta projeto para criação do Conselho Tutelar de Proteção às Pessoas Idosas

O vereador Ronilço Guerreiro protocolou na Câmara Municipal de Campo Grande um projeto de lei que cria o Conselho Tutelar de Proteção às Pessoas Idosas, uma iniciativa importante em defesa dos direitos dos idosos. O projeto, que já ganhou a adesão de vereadores de outros municípios integrantes do RenovaBR, está se tornando uma referência em todo o Brasil, inspirando diversas cidades a seguirem o mesmo caminho.

Pela proposta apresentada por Guerreiro, o conselho será um órgão autônomo, composto por cinco membros eleitos pela população para mandato de quatro anos, e terá como missão zelar pelo cumprimento dos direitos das pessoas idosas, previstos no Estatuto do Idoso e na Constituição Federal. A proposta prevê que os conselheiros sejam responsáveis por atender idosos e suas famílias, encaminhá-los para serviços de apoio e proteção, além de atuar na defesa dos seus direitos em todas as instâncias.

Ronilço Guerreiro destaca que a criação do conselho é uma resposta à crescente demanda por políticas públicas voltadas à terceira idade, sobretudo em um cenário de aumento da expectativa de vida e envelhecimento populacional. “Nossa população está envelhecendo e o objetivo é garantir uma vida mais digna e segura para os idosos de Campo Grande. É fundamental termos um órgão dedicado exclusivamente a proteger seus direitos e oferecer suporte às famílias”, afirma o vereador.

Além de promover o atendimento direto aos idosos, o conselho terá o poder de requisitar serviços públicos nas áreas de saúde, educação e segurança, representando os interesses dos idosos junto ao Ministério Público e autoridades judiciárias sempre que necessário. A proposta estabelece que o processo de escolha dos conselheiros ocorrerá em data unificada a cada quatro anos, coincidindo com a eleição dos Conselhos Tutelares.

A iniciativa já chamou a atenção de parlamentares de outras cidades, especialmente aqueles ligados ao RenovaBR, movimento que tem como objetivo renovar a política brasileira com líderes comprometidos com ética e transformação social. Inspirados pelo projeto de Campo Grande, outros municípios estudam a implementação de conselhos semelhantes.

Para Ronilço Guerreiro, a experiência local reforça a importância de legislações que atendam diretamente às necessidades da população. “Eu faço parte do RenovaBR e, como vereador, estou aqui para ouvir e trabalhar pelas demandas da comunidade. Esse projeto também está no Senado Federal e nossa proposta é fruto desse diálogo e da nossa responsabilidade em cuidar de quem tanto contribuiu para a construção da nossa cidade”.

A proposta passará pelas comissões responsáveis antes de ser votada em plenário, mas Guerreiro já iniciou o diálogo para que haja celeridade em todo o processo.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

JARDIM: Estudantes participam de concurso cultural do Sicoob

Neste ano, alunos do 3º ano do Ensino Fundamental participaram com desenhos, enquanto estudantes do 5º ano concorreram com redações. Estudantes de Jardim participam de...

Vereadora Luiza cobra do governo de MS ações efetivas para conter violência contra a mulher no estado

A vereadora Luiza Ribeiro (PT) exige do governador Eduardo Riedel medidas urgentes e concretas para enfrentar os alarmantes índices de violência contra as mulheres...

CORUMBÁ: Uirapuru rações e mais Pantanal Gapa promovem ação de adoção de animais neste sábado

Neste sábado, dia 8 de novembro, das 9h às 12h, a Uirapuru Rações, em parceria com a Mais Pantanal Gapa, realiza uma ação especial...

Piloto de Moto sofre fratura em colisão com viatura policial

Um acidente de trânsito envolvendo uma moto de 400 cc e uma viatura policial deixou um jovem ferido na manhã de terça-feira (4), no...